24.6 C
Canoas
15 de novembro de 2025

Tradicional empresa do RS fechará quase 30 lojas

Tradicional empresa deverá encerrar as atividades em diversas lojas nas próximas semanas

Tradicional empresa que vende materiais de construção, eletrodomésticos e móveis, fechará quase 30 lojas no Rio Grande do Sul. A reportagem está falando da bandeira taQi, rede de lojas mantida pelo Grupo Herval (saiba o que diz o grupo abaixo).

Esse não é o primeiro processo de enxugamento da rede. Em 2023, o Grupo Herval fechou 17 unidades e, de lá para cá, vinha realizando fechamentos pontuais (saiba mais abaixo).

LEIA TAMBÉM:

Em abril, por exemplo, a unidade de Esteio, teve as atividades encerradas. Na época, grande parte dos colaboradores acabou demitida.

O grupo Herval não divulga quais serão as lojas fechadas. Porém, a Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do RS (Fecosul) divulga que o número de filiais que terão as atividades encerradas nas próximas semanas chega a 29. Atualmente, a taQi possui 51 filiais.

Tradicional empresa do RS fechará quase 30 lojas: segundo processo de fechamento

Em 2023, o Grupo Herval fechou 17 filiais, sendo grande parte na Região Metropolitana. Na época, a bandeira tinha 90 lojas e diminuiu para 73. Nos últimos dois anos, a operação seguiu encolhendo, passando de 73 para os atuais 51.

O Grupo Herval informou na época que as vendas impactadas pela pandemia, a inadimplência das famílias e o crédito com juro alto para consumidor e empresa, motivaram o enugamento.

O que diz o Grupo Herval?

Em nota, o Grupo Herval não fala em fechamento. Porém, informa que a rede de lojas taQi passa por um movimento de adequação do modelo de vendas, “a fim de acompanhar as mudanças no mercado e dos consumidores, que cada vez mais optam por realizar compras pela internet.” (leia nota na íntegra abaixo).

Além da taQi, o Grupo Herval também administra as lojas Iplace, licenciada de produtos da Apple no Brasil e a de móveis, a Uultis, em cidades como Nova York e Miami.

Leia nota na íntegra

“A rede de lojas taQi passa por um movimento de adequação de seu modelo de vendas, a fim de acompanhar as mudanças no mercado e dos consumidores, que cada vez mais optam por realizar compras pela internet. O atendimento aos clientes segue presencialmente, inclusive nas lojas onde acontece a Liquida Mostruário, e online via e-commerce.”

Jaime Zanatta
Jaime Zanatta
Jornalista formado pela Unisinos escreve sobre economia, cotidiano, polícia e o dia a dia das cidades.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS