Tradicional empresa que vende materiais de construção, eletrodomésticos e móveis, fechará quase 30 lojas no Rio Grande do Sul. A reportagem está falando da bandeira taQi, rede de lojas mantida pelo Grupo Herval (saiba o que diz o grupo abaixo).
Esse não é o primeiro processo de enxugamento da rede. Em 2023, o Grupo Herval fechou 17 unidades e, de lá para cá, vinha realizando fechamentos pontuais (saiba mais abaixo).
LEIA TAMBÉM:
- Justiça proíbe posto de obrigar frentistas a usarem legging e cropped
- Trabalhadores do RS vão receber mais de R$ 400 de vale-refeição
- Erva-mate Vier tem reviravolta inesperada após pedir falência
Em abril, por exemplo, a unidade de Esteio, teve as atividades encerradas. Na época, grande parte dos colaboradores acabou demitida.
O grupo Herval não divulga quais serão as lojas fechadas. Porém, a Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do RS (Fecosul) divulga que o número de filiais que terão as atividades encerradas nas próximas semanas chega a 29. Atualmente, a taQi possui 51 filiais.
Tradicional empresa do RS fechará quase 30 lojas: segundo processo de fechamento
Em 2023, o Grupo Herval fechou 17 filiais, sendo grande parte na Região Metropolitana. Na época, a bandeira tinha 90 lojas e diminuiu para 73. Nos últimos dois anos, a operação seguiu encolhendo, passando de 73 para os atuais 51.
O Grupo Herval informou na época que as vendas impactadas pela pandemia, a inadimplência das famílias e o crédito com juro alto para consumidor e empresa, motivaram o enugamento.
O que diz o Grupo Herval?
Em nota, o Grupo Herval não fala em fechamento. Porém, informa que a rede de lojas taQi passa por um movimento de adequação do modelo de vendas, “a fim de acompanhar as mudanças no mercado e dos consumidores, que cada vez mais optam por realizar compras pela internet.” (leia nota na íntegra abaixo).
Além da taQi, o Grupo Herval também administra as lojas Iplace, licenciada de produtos da Apple no Brasil e a de móveis, a Uultis, em cidades como Nova York e Miami.
Leia nota na íntegra
“A rede de lojas taQi passa por um movimento de adequação de seu modelo de vendas, a fim de acompanhar as mudanças no mercado e dos consumidores, que cada vez mais optam por realizar compras pela internet. O atendimento aos clientes segue presencialmente, inclusive nas lojas onde acontece a Liquida Mostruário, e online via e-commerce.”

