Clientes da taQi em Canoas precisam ficar atentos: a loja será fechada ainda em 2025 (veja motivos abaixo).
Na última semana, o Grupo Herval, tradicional empresa do Rio Grande do Sul, começou o processo de fechamento de lojas da bandeira taQi. Veja, no final da reportagem, a lista de unidades que a rede fechará nas próximas semanas, conforme levantamento da entidade que representa os funcionários das filiais.
LEIA TAMBÉM:
- INSS libera R$ 12 bilhões em empréstimos em nome de menores e até bebês aparecem endividados
- Salário mínimo vai aumentar em 2026? Saiba novo valor
- Trabalhadores do RS vão receber mais de R$ 400 de vale-refeição
A filial da avenida Guilherme Schell é a última da bandeira na cidade. Com o fechamento, a taQi ficará sem unidades em Canoas. Nos últimos oito anos, foram três fechamentos no município.
Loja taQi vai fechar em Canoas: rede já está no segundo processo de enxugamento
Atualmente, o grupo Herval administra 51 unidades da taQi em diversas áreas do Rio Grande do Sul, sendo uma delas em Canoas. A empresa não divulga a lista de filiais que serão fechadas.
Porém, a Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Fecosul) informa que chega a 29 o número de filiais que terão as atividades encerradas na próximas semanas. Conforme a entidade, são elas:
- Alvorada;
- Agudo;
- Bento Gonçalves;
- Canoas;
- Cachoeira do Sul;
- Carlos Barbosa;
- Caxias do Sul;
- Farroupilha;
- Flores da Cunha;
- Garibaldi;
- Lajeado;
- Nova Santa Rita;
- Novo Hamburgo;
- Osório;
- Pelotas;
- São Leopoldo;
- São Lourenço do Sul;
- São Marcos;
- Santa Maria;
- São Francisco do Sul;
- Santo Antônio da Patrulha;
- Sapucaia do Sul;
- Taquari;
- Taquara;
- Tramandaí;
- Três Coroas;
- Torres;
- Viamão;
- Venâncio Aires.
Conforme já publicado em Agência GBC, esse não é o primeiro processo de enxugamento da rede. Em 2023, o Grupo Herval fechou 17 filiais da taQi, sendo grande parte na Região Metropolitana, incluindo Canoas. Na época, a bandeira tinha 90 lojas e diminuiu para 73. Nos últimos dois anos, devido a fechamento pontuais, a operação seguiu encolhendo, passando de 73 para os atuais 51.
De acordo com a justificativa da empresa, os fechamentos em 2023 ocorreram pelas vendas impactadas pela pandemia, a inadimplência das famílias e o crédito com juro alto para consumidor e empresa.
O que diz o Grupo Herval?
O grupo Herval, através de uma nota encaminhada para a imprensa, não fala em fechamento. Porém, informa que a rede de lojas taQi passa por um movimento de adequação do modelo de vendas, “a fim de acompanhar as mudanças no mercado e dos consumidores, que cada vez mais optam por realizar compras pela internet.” (leia nota na íntegra abaixo).
Por fim, além da taQi, o Grupo Herval também administra as lojas Iplace, licenciada de produtos da Apple no Brasil e a de móveis, a Uultis, em cidades como Nova York e Miami.
Leia nota na íntegra
“A rede de lojas taQi passa por um movimento de adequação de seu modelo de vendas, a fim de acompanhar as mudanças no mercado e dos consumidores, que cada vez mais optam por realizar compras pela internet. O atendimento aos clientes segue presencialmente, inclusive nas lojas onde acontece a Liquida Mostruário, e online via e-commerce.”

