18.9 C
Canoas
19 de novembro de 2025

Canoas recebe comitiva de Moçambique para troca de experiências em inovação e segurança

Delegação africana visita Canoas e destaca tecnologias de governo digital e redução de homicídios como referência para futuras cooperações

Na última segunda-feira (17), a cidade de Canoas recebeu a visita de uma comitiva de Moçambique, formada por agentes municipais das cidades de Matola, Vila de Boane e Matola-Rio. A delegação africana está no Rio Grande do Sul para conhecer as inovações tecnológicas e projetos de segurança pública desenvolvidos na Região Metropolitana. Até sábado (22), o grupo também passará por Porto Alegre, Guaíba e Novo Hamburgo.

Na Prefeitura de Canoas, os visitantes foram recebidos pelo prefeito Airton Souza e por secretários municipais. Durante o encontro, os representantes africanos apresentaram características de suas cidades e conheceram iniciativas locais de inovação e participação popular, como o programa Prefeitura na Tua Casa.

“Nossa cidade está aberta para esta importante troca de experiências e para que a comitiva de Moçambique possa conhecer nossos equipamentos públicos e nossos projetos, visando um termo de cooperação futuro”, destacou o prefeito.

LEIA TAMBÉM:

Cooperação internacional e governo digital

De acordo com o secretário de Transparência, Controladoria e Governo Digital, Gustavo Ferenci, a visita foi organizada pela associação dos municípios de Moçambique. O objetivo é conhecer políticas de governo digital, ações de transparência pública, além de iniciativas nas áreas de segurança, cultura e desenvolvimento econômico.

“A ideia é, futuramente, estabelecer uma relação mais próxima de troca de experiência, de desenvolvimento econômico, inovação cultural e social, provavelmente a partir de um termo de cooperação ou mesmo a assinatura de um termo de cidade-irmã”, explicou Ferenci.

Segurança pública em destaque

A comitiva também foi recebida pelo secretário de Segurança Pública, Alexandre Alberto Rocha, que apresentou os avanços da cidade na área. Canoas é a única cidade do Rio Grande do Sul cuja Guarda Municipal possui um estande de tiro virtual, utilizado para qualificação dos agentes.

Outro destaque foi o Centro Integrado de Comando e Controle, que funciona 24 horas por dia monitorando a cidade com câmeras de alta tecnologia.

O reconhecimento internacional também foi lembrado: em 2025, Canoas recebeu da ONU o título de Cidade Segura, após registrar uma redução de 47% nos homicídios nos primeiros dez meses do ano em comparação ao mesmo período de 2024.

“Foi uma visita muito interessante para conhecermos outras culturas e perceber que os desafios são semelhantes. Tanto aqui quanto em Moçambique há falta de recursos e pessoal, mas também há a mesma busca por conhecimento e pela redução da criminalidade”, afirmou Rocha.

Impressões da comitiva de Moçambique em Canoas

Morador de Matola, município com 1,5 milhão de habitantes, Denice Paulo Jamo destacou a importância da tecnologia aplicada à segurança pública em Canoas.

“Ainda que haja muita similaridade nos desafios, o avanço que Canoas apresenta já dá segurança em medidas preventivas. Matola ainda precisa de bastante investimento, razão pela qual estamos aqui, aprendendo quais inovações as cidades brasileiras estão implementando para enfrentar tantos desafios”, disse Jamo.

Josué Garcia
Josué Garcia
Estudante de jornalismo e redator de SEO, Josué Garcia escreve sobre cotidiano.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS