Uma tradicional empresa do Rio Grande do Sul demitiu mais de 200 funcionários. As dispensas ocorreram entre o final de novembro e as primeiras semanas de dezembro.
Conforme informações apuradas pela reportagem da Agência GBC, o número de dispensas pode ser maior que 200. Os profissionais trabalhavam em uma das 29 lojas fechadas pela empresa no final de novembro. Cada operação tinha, em média, 10 funcionários.
LEIA TAMBÉM:
- Programa Pé no Futuro: consulte agora quem tem direito ao auxílio para comprar tênis no RS
- Moradores de Canoas podem ganhar prêmios colocando CPF na nota
- Rede de lojas tem dívida milionária e pede recuperação judicial
Tradicional empresa do RS fecha quase 30 lojas
A reportagem está falando do Grupo Herval que administra a rede de lojas da bandeira taQi. A empresa não comenta quais lojas tiveram as atividades encerradas.
Porém, a Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do RS (Fecosul) fez uma lista (veja abaixo) de filiais fechadas.
- Alvorada;
- Agudo;
- Bento Gonçalves;
- taQi Canoas;
- Cachoeira do Sul;
- Carlos Barbosa;
- Caxias do Sul;
- Farroupilha;
- Flores da Cunha;
- Garibaldi;
- Lajeado;
- taQi Nova Santa Rita;
- Novo Hamburgo;
- Osório;
- Pelotas;
- São Leopoldo;
- São Lourenço do Sul;
- São Marcos;
- Santa Maria;
- São Francisco do Sul;
- Santo Antônio da Patrulha;
- Sapucaia do Sul;
- Taquari;
- Taquara;
- Tramandaí;
- Três Coroas;
- Torres;
- Viamão;
- Venâncio Aires.
Este não é o primeiro processo de enxugamento de filiais da taQi. Em 2023, a empresa fechou 17 unidades de uma vez só e, logo após (saiba mais abaixo), seguiu realizando fechamentos pontuais.
Até o inicio de novembro, de acordo com apuração da reportagem da GBC, a varejista tinha 51 filiais. Porém, agora, este número reduziu para 22.
Mais um processo de fechamento
Esse não é o primeiro processo de fechamento de lojas da taQi. Em 2023, o Grupo Herval fechou 17 filiais, sendo grande parte na Região Metropolitana. Na época, a bandeira tinha 90 lojas e diminuiu para 73. Além disso, nos últimos dois anos, a operação seguiu encolhendo, passando de 73 para 51 unidades.
O que diz o Grupo Herval?
Conforme nota encaminhada para a imprensa, o Grupo Herval não fala em fechamento. Porém, informa que a rede de lojas taQi passa por um movimento de adequação do modelo de vendas, “a fim de acompanhar as mudanças no mercado e dos consumidores, que cada vez mais optam por realizar compras pela internet.” (leia nota na íntegra abaixo).
Por fim, além da taQi, o Grupo Herval também administra as lojas Iplace, licenciada de produtos da Apple no Brasil e a de móveis, a Uultis, em cidades como Nova York e Miami.
Leia nota na íntegra
“A rede de lojas taQi passa por um movimento de adequação de seu modelo de vendas, a fim de acompanhar as mudanças no mercado e dos consumidores, que cada vez mais optam por realizar compras pela internet. O atendimento aos clientes segue presencialmente, inclusive nas lojas onde acontece a Liquida Mostruário, e online via e-commerce.”

