27.1 C
Canoas
11 de março de 2026

Saiba como conseguir tratamento com caneta emagrecedora pelo SUS

Caneta emagrecedora começa a ser testada no SUS e pacientes no RS já podem participar do tratamento. Veja detalhes.

Um novo tratamento contra obesidade começou a ser analisado dentro da rede pública de saúde no Brasil. A iniciativa pretende avaliar se medicamentos usados para perda de peso podem ser incorporados ao atendimento oferecido pelo sistema público.

Nos últimos anos, esse tipo de medicamento ganhou grande popularidade em vários países, sendo utilizado no tratamento de pacientes com obesidade grave.

LEIA TAMBÉM:

Agora, um projeto piloto pode permitir que pacientes utilizem a chamada caneta emagrecedora dentro do Sistema Único de Saúde.

Saiba como conseguir tratamento com caneta emagrecedora pelo SUS: medicamento usado no estudo

O projeto envolve o uso do medicamento Wegovy, uma versão injetável da substância semaglutida.

O tratamento será acompanhado durante dois anos, com monitoramento de pacientes atendidos pela rede pública.

A iniciativa foi anunciada pela farmacêutica Novo Nordisk, que pretende avaliar os resultados do medicamento em condições reais de atendimento no Brasil.

Quem poderá participar do tratamento

De acordo com os critérios iniciais definidos pelas equipes médicas, o tratamento será destinado principalmente a pacientes com obesidade grau 3, considerada a forma mais grave da doença.

Além do índice elevado de massa corporal, os participantes precisam apresentar comorbidades associadas, como:

  • diabetes tipo 2
  • hipertensão
  • doenças cardiovasculares
  • outras condições relacionadas ao excesso de peso

Outro requisito é que o paciente já esteja em acompanhamento médico em uma das unidades participantes do programa.

Tratamento inclui acompanhamento completo

Especialistas ressaltam que o uso da chamada caneta emagrecedora não será utilizado de forma isolada.

O tratamento fará parte de um programa clínico completo, que inclui:

  • acompanhamento nutricional
  • suporte psicológico
  • incentivo à prática de atividade física
  • monitoramento médico contínuo

Essa combinação de medidas é considerada essencial para alcançar resultados duradouros no controle da obesidade.

Porto Alegre terá centro de atendimento

O programa será implantado inicialmente em três centros de saúde públicos no Brasil.

Um dos locais confirmados é o Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre.

Outro centro participante será o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione, no Rio de Janeiro.

Um terceiro município ainda deverá ser anunciado.

Durante o período de acompanhamento, profissionais de saúde irão coletar dados sobre eficácia, segurança e impacto do tratamento dentro do sistema público.

A iniciativa faz parte de um programa global chamado Acesso Equitativo, criado pela Novo Nordisk para ampliar o acesso a terapias contra obesidade em diferentes países.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Redator, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes, escreve sobre economia, serviços e cotidiano de cidades. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS