18 C
Canoas
01 de junho de 2026

Centro de Referência em Cardiologia é inaugurado no Hospital Universitário de Canoas

O Hospital Universitário de Canoas também recebeu um angiógrafo

A Prefeitura de Canoas inaugurou nesta segunda-feira (1º) o Centro de Referência em Cardiologia Coração Vivo no Hospital Universitário (HU). Além disso, a instituição também recebeu um novo angiógrafo (saiba mais abaixo).

De acordo com o prefeito de Canoas, Airton Souza, a aquisição do equipamento e a abertura do Centro de Cardiologia mostram o avanço que o município está conquistando na saúde.

LEIA TAMBÉM:

“Foi construído com várias mãos com participação muito da ASM, da Prefeitura de Canoas, da nossa relação com Brasília, para que hoje pudéssemos estar trazendo esse equipamento para resolver os problemas das pessoas. Nós não podemos deixar que as pessoas fiquem muito tempo esperando por um atendimento e esse é o objetivo e aos poucos, a saúde de Canoas está dando a volta por cima”, pontua o prefeito.

O Centro de Referência funciona onde era o antigo setor de hemodinâmica da instituição. O local, conforme a superintendente da ASM, Tatiani Pacheco, passou por uma ampla reforma.

“Nós fizemos uma total readequação do local, desde o piso. A máquina nova tinha tamanho superior ao nosso atual piso. Foi uma obra bastante estrutural de engenharia clínica. Nós contamos aqui com o diretor de operações que é engenheiro e contamos com o suporte de toda uma empresa contratada para fazer essa instalação. O local tá todo revigorado”, relata.

Novo equipamento vai dobrar capacidade atendimento do Hospital Universitário de Canoas

O angiógrafo é utilizado na realização de cateterismos e em procedimentos vasculares e cardíacos. Com o equipamento, o HU terá capacidade de atender cerca de 600 pacientes por mês, dobrando a média atual de atendimentos da instituição.

“É um equipamento na ordem de R$ 4 milhões e que tem um volume de escala de realização de procedimentos muito importante”, pontua Ana Boll, secretária Municipal de Saúde, ao destacar que incialmente a instituição chamará a fila interna de pacientes que aguardam por cateterismos e, depois, o atendimento será ampliado para os municípios que o HU é referência.

Jaime Zanatta
Jaime Zanatta
Jornalista formado pela Unisinos escreve sobre economia, cotidiano, polícia e o dia a dia das cidades.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS