Corsan limpa arroio em Canoas e melhora captação de água para abastecimento

Água captada pela Corsan no Arroio das Garças atende Canoas e parte das cidades de Cachoeirinha e Gravataí

A Corsan realizou na última quarta-feira (26) a limpeza do Arroio das Garças, em Canoas. Mergulhadores realizaram a retirada de resíduos acumulados nas grades de proteção instaladas nos pontos de captação de água para o abastecimento.

De acordo com a empresa, chamados tecnicamente de crivos, as grades de proteção impedem a entrada de galhos, vegetação, lixo e outros materiais nas tubulações que conduzem a água até as Estações de Tratamento de Água (ETAs) Rio Branco e Niterói.

LEIA TAMBÉM:

Foram removidos grandes quantidades de matéria orgânica, lixo doméstico e colônias de mexilhões. Conforme o superior de Operações da Corsan, Guilherme Henrique Stumm, o acúmulo desses materiais pode reduzir a quantidade de água captada e encaminhada para tratamento.

“Por isso, realizamos o serviço pelo menos uma vez por mês, para garantir níveis adequados para tratamento e, consequentemente, para distribuição à população”, afirma.

Corsan faz limpeza em arroio de Canoas: chuva aumenta quantidade de resíduos

Ainda, conforme a Corsan, em períodos de chuva intensa, o aumento da correnteza carrega mais resíduos. Por isso, existe a necessidade de intervenções com mais frequências.

A água captada no Arroio das Garças atende Canoas e parte das cidades de Cachoeirinha e Gravataí.

Jaime Zanatta
Jaime Zanatta
Jornalista formado pela Unisinos escreve sobre economia, cotidiano, polícia e o dia a dia das cidades.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS