Na manhã desta terça-feira (28), o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), reassumiu o comando da Prefeitura. Ele estava afastado desde o dia 31 de março de 2022, após uma ação do Ministério Público (MP) batizada de Operação Copa Livre.
Em uma cerimônia que reuniu seus aliados e eleitores, Jairo disse que voltou sem ressentimento e sem mágoas, mas acusou o vice-prefeito, Nedy de Vargas Marques (AVANTE), de tentar se aproveitar do tempo que esteve ausente. “Os vereadores não permitiram um golpe. Como dizia Leonel Brizola, ‘a política ama a traição, mas abomina os traidores'”, afirmou.
Ao lado dele estavam os vereadores Cris Moraes (presidente da Câmara de Vereadores), Cezar Mossini, Patteta, Gilson Oliveira, Jefferson Otto, Leandrinho, Emílio Neto e Link. Jairo afirmou que iria até a sessão ainda nesta terça-feira (28) para agradecer.
O chefe do Executivo agradeceu todos que estavam presentes e afirmou que até o fim de seu mandato estará totalmente focado na gestão da cidade. “Meu foco, de hoje até 31 de dezembro de 2024, é recuperar Canoas, a cidade que eu nasci”, conclui.
Jairo Jorge também anunciou diversas mudanças e reestruturações internas, como a criação de novas secretarias, o cancelamento do próximo desfile de carnaval, a recriação do CanoasTec e o fim da parceria com organizações sociais para a gestão de hospitais.
O vice-prefeito Nedy ainda não comentou as acusações.