A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (14) uma operação para combater crimes licitatórios e de corrupção que teriam sido praticados na Secretaria Municipal de Educação em Canoas. Ofensiva semelhante também ocorre em Eldorado Sul.
Conforme a PF, dois servidores públicos municipais são alvos de mandados de busca e apreensão.
Entenda o caso
De acordo com a polícia, a investigação identificou que entre 2021 e 2022, os servidores realizaram compras de livros e conjuntos de robóticas com direcionamentos de fornecedores e sobrepreço inicial no contrato. Segundo os policiais, eles fizeram uso de procedimentos de adesões a atas de registros de preços de outros entes federativos.
Ainda, conforme a PF, também investigam o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos envolvidos direta e indiretamente com os casos.
LEIA MAIS:
O que diz a Prefeitura de Canoas?
Em nota, a Prefeitura de Canoas informou que “Abriu, em 30 agosto de 2023 (Portaria 5.035/23), uma sindicância para apurar as adesões às referidas atas de registro de preços, entre 2021 e 2022. O termo de homologação (98/205), publicado no Diário Oficial do Município, em 4 de junho, acolhe o relatório final da Comissão Sindicante, que recomenda a abertura de um processo de auditoria, o que já está em curso. A Prefeitura trabalha para elucidar os fatos e reforça o seu compromisso com a transparência e com a lisura nos processos, bem como com a gestão e correta aplicação dos recursos públicos.”