23.8 C
Canoas
26 de dezembro de 2024

Xicão Tofani morre aos 72 anos 

O apresentador do programa Atualidades Pampa, teve um infarto fulminante. 

O comunicador Alberto Tofani, conhecido como Xicão Tofani, morreu aos 72 anos nesta sexta-feira (5). O apresentador do programa Atualidades Pampa, teve um infarto fulminante e faleceu em sua casa, em Porto Alegre. 

Conforme a Rede Pampa, Xicão estava sofrendo de uma doença autoimune, chamada ‘Doença de Chron’. Ele estava afastado do trabalho há dois meses para por causa de um tratamento. 

Em nota, a emissora lamentou o ocorrido e destacou a contribuição de Xicão. (leia mais abaixo)

Trajetória de Xicão Tofani 

Desde criança, Xicão esteve em frente as câmeras. Aos quatro anos, foi eleito a criança mais bonita de Porto Alegre. 

Na década de 1980, Tofani foi considerado um dos três melhores modelos do Rio Grande do Sul. Na mesma época, ele integrou o elenco de figurantes do programa ‘Planeta dos Homens’, de Jô Soares no Rio de Janeiro. 

Em seguida, de volta ao Estado, Tofani atuou como promoter de casas noturnas e morou na Europa. Nessa época, ele namorou uma modelo que era vice-Miss Mundo. Assim que retornou para o Brasil, formou-se em história e jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

Carreira na televisão 

Logo após a formação, Xicão entrou para a televisão após sugerir a criação de um programa em um formato de concurso de beleza, o Miss TV. Aceito pela TV Bandeirantes, o projeto ficou 10 anos no ar. 

Após o programa, ele foi para a Universal FM, hoje conhecida como Continental, do Grupo Pampa, onde ficou por 30 anos. Ao mesmo tempo em que atuava na rádio, em 1993, ele estreou o programa Xicão Tofani na TV Pampa. Por 15 anos, a atração mostrou eventos sociais, festas e a vida noturna de Porto Alegre. 

Por fim, Xicão integrava a bancada de apresentadores do Atualidades Pampa

Leia a nota do Grupo Pampa na íntegra

“Com imensa tristeza, a Rede Pampa informa o falecimento de seu comunicador Xicão Tofani, ocorrido na noite desta sexta-feira (5), em Porto Alegre.

Xicão atuava há duas décadas e meia na TV Pampa. Nos últimos anos, abrilhantando a bancada do programa Atualidades Pampa, eleito três vezes consecutivas o melhor programa de TV do Rio Grande do Sul.

Formado em história e jornalismo, Xicão completou mais de 40 anos de carreira como comunicador de rádio e TV. Em 2019, lançou sua biografia, “Vivendo a noite com Xicão Tofani”. No ano passado, relatou sua luta contra a Covid na obra “Da morte para a vida – A odisseia de Xicão Tofani”. Nos últimos anos, Xicão intensificou a sua luta contra a Doença de Crohn e sequelas da Covid-19.

A Rede Pampa expressa suas condolências aos familiares, amigos e aos milhares de telespectadores e admiradores do eterno Xicão Tofani.”

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!