Saiba quem são os pré-candidatos a prefeito, por enquanto em Canoas. De 20 de julho a 5 de agosto os partidos políticos realizam suas convenções. Este é o momento para definir quem serão seus candidatos a prefeito e vereador. No cenário incerto que vive Canoas, cheio de reviravoltas, apenas após as convenções é que saberemos ao certo quem de fato vai para as urnas e quem fez o movimento apenas para ser vice de outro candidato.
Chama atenção que os grandes partidos das últimas eleições parecem ter sucumbido neste pleito. PT, PSDB e MDB, acostumados a disputar o futuro do país e do estado, não devem apresentar candidatos a prefeito. Por outro lado, o PL de Bolsonaro e o PSD de Rodrigo Pacheco ganham força.
Para que o eleitor possa se familiarizar com alguns candidatos e participar ativamente da convenção do seu partido, listamos alguns que já se manifestaram como pré-candidatos. Todos, no entanto, ainda precisam ser chancelados na convenção.
Novo
O novo propõe chapa pura com o empresário Odirlei Campiol como pré-candidato a prefeito e a economista Alini Artioli como pré-candidata a vice-prefeita. O partido deve apresentar nominata completa na disputa a vereador na cidade, com 22 pré-candidatos. O deputado federal Marcel van Hattem é presente e estará nas ruas defendendo a candidatura. A aposta da coluna é de que o esforço é para alavancar as candidaturas ao Legislativo.
PL
O partido de Bolsonaro vive um racha de três pontas. Airton Souza é o pré-candidato estabelecido, abraçado pelo deputado federal Bibo Nunes. Mas nem tudo são flores. O lançamento apressado e com pouco apoio nacional da pré-candidatura chamou a atenção. A conservadora Nilce Bregalda também se coloca como pré-candidata e Felipe Martini ainda não desistiu da corrida. Pinheiro Neto surge de última hora como nome importante. O deputado federal Zucco é quem deve bater o martelo final. A aposta da coluna é de que o nome será Airton Souza.
PRD
Vereador mais votado da cidade, Márcio Freitas também é pré-candidato a prefeito. O anúncio foi feito pela direção estadual da sigla, após destituírem a diretoria municipal que apoiava Simone Sabin. O deputado estadual Elizandro Sabino é quem chancela a candidatura. A aposta da coluna é de que se colocará como pré-candidato a vice-prefeito.
Progressistas
Após a desfiliação truncada do atual vice-prefeito Nedy de Vargas Marques, o presidente da sigla, Marcos Daniel, garante que o Progressistas será atuante na próxima eleição. Para a majoritária, a dúvida está em lançar Jonas Dalagna ou Juares Hoy como pré-candidato a prefeito. A aposta da coluna é de que o progressistas indicará um candidato a vice, mas ainda não decidiu de quem.
PSD
Embora já tenha sinalizado que buscará a reeleição, o PSD, partido do atual prefeito Jairo Jorge, não se manifesta. A candidatura está posta e são inúmeros reuniões nos bastidores, mas nada se fala sobre isso. A estratégia é mostrar foco total no trabalho de reconstrução da cidade após a enchente. Enquanto isso, uma grande nominata de candidatos ao Legislativo deve concorrer. A aposta da coluna é de que será candidato a reeleição.
PSOL
Com o apoio das deputadas estadual Luciana Genro e federal Fernanda Melchiona, o ex-vereador Rodrigo Cebola é o pré-candidato do PSOL a prefeito. O partido deve apresentar chapa pura com a pedagoga e assistente social Danielle dos Santos Kroeff de pré-candidata a vice-prefeita. O grupo disponibilizou um plano de governo colaborativo para que a população participe da construção das propostas, sugerindo ações para a cidade. A aposta da coluna é que o partido tenta abrir uma cadeira na Câmara de Vereadores.
Republicanos
Beth Colombo continua sendo o nome forte do Republicanos em Canoas. Ela evita dar qualquer pista de qual será seu futuro, mas ele será conhecido na convenção, já marcada para o dia 20 de julho, às 16h. A aposta da coluna é que se colocará ao lado de Jairo Jorge como pré-candidata a vice-prefeita, reeditando a chapa vencedora por dois mandatos anteriormente.
União Brasil
Luiz Carlos Busato novamente se coloca como um fiel da balança na eleição. O União Brasil apresentou seu braço direito Germano Dalla Valentina como pré-candidato a prefeito e sacudiu o cenário que já estava pré-estabelecido. Busato não fecha portas com ninguém, conversa com todos que tem alguma chance de sucesso. A aposta da coluna é de que estarão ao lado de alguém com candidato a vice-prefeito.
Notas rápidas
MDB – sob a liderança do vereador Mossini, o MDB prepara convenção para o dia 26 de julho. A primeira pauta é a coligação majoritária e deve ser com Jairo Jorge.
PSDB – o PSDB não ensaia candidatura majoritária e deve estar com Jairo Jorge nas eleições de outubro.
PT – seja com Maria Eunice, Emílio Neto ou Paulo Chitolina, o PT quer estar como vice de Jairo Jorge na eleição. Nelsinho Metalúrgico é contra e acha que a sigla deveria ter candidatura própria, mas isso não deve acontecer.