O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, será reaberto parcialmente em outubro. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, fez o anúncio nesta terça-feira (16) logo após uma reunião entre Governo Federal e Fraport.
Inicialmente, a Fraport retomará a operação com 50 voos diários, das 10h às 22h, de segunda a segunda.
“O que ficou estabelecido é que agora, no mês de outubro, nós iremos reabrir parcialmente o Aeroporto Salgado Filho, com 50 voos diários, o que equivale a 350 voos semanais. Essa será a primeira etapa da reabertura do aeroporto e, até dezembro, o Aeroporto Salgado Filho estará 100% aberto e operando como estava sendo operado antes da enchente que ocorreu, infelizmente, no estado do Rio Grande do Sul”, afirmou o ministro em entrevista.
Por fim, a reabertura definitiva, com a ampliação de pousos e decolagens, deverá ocorrer em dezembro.
Obras para a retomada de operação no Aeroporto de Porto Alegre
Ainda, de acordo com o Ministério, a pista do Salgado Filho danificada pela enchente de maio, passará por obras. A empresa que administra o terminal colocará um novo pavimento de concreto.
Andreea Pal, CEO da Fraport no Brasil, afirmou que na primeira fase da retomada apenas voos nacionais serão operados. Além disso, conforme a executiva, os voos internacionais só voltarão em dezembro
Fechado desde maio
O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está fechado desde o dia 3 de maio. A enchente invadiu a estrutura e interrompeu as operações.