A Secretaria de Desenvolvimento Social do RS (Sedes), realizou, na segunda-feira (14/10), uma série de entregas para a reposição de Kits Mãe Gaúchas, perdidos na enchente de abril e maio em Canoas.
Além de Canoas, outras quatro cidades também receberam os kits, são elas: São Leopoldo; Eldorado do Sul; Cruzeiro do Sul e Estrela. Ao todo, foram distribuídos 1.985 novos
Assim, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Canoas recebeu 1.032 kits para repor os danificados pela enchente.
LEIA MAIS:
- Novas regras do PIX começam em novembro; Saiba quais são
- Novo pente-fino no Bolsa Família irá eliminar diversos benefíciarios; Entenda
- Idosos podem ganhar descontos na conta de luz; Veja como
Por isso, a maior parte do novo estoque será enviada a quatro dos cinco Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. O restante ficará na sede da SMAS, onde a equipe do Cras Rio Branco opera provisoriamente, já que enchentes também afetaram seu prédio.
Programa Mãe Gaúcha em Canoas
Lançado no início de 2024, o Mãe Gaúcha beneficia com kits de enxoval para bebê as gestantes em situação de vulnerabilidade social de 390 municípios que aderiram ao edital do programa. Cada kit é composto de:
- Cobertor
- Toalha de banho com capuz
- Casaquinho de moletom
- Macacões longos e curtos
- Bodies
- Culotes e meias
- E uma bolsa maternidade.
Porém, compete às prefeituras participantes a entrega dos kits diretamente às beneficiárias.
Assim, o programa Mãe Gaúcha contempla gestantes a partir da 28ª semana de gravidez que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e recebem o benefício do Bolsa Família, ou que aguardam o deferimento da inscrição no programa.Além disso, as gestantes precisam estar com o pré-natal em dia.
Contudo, para mais informações consulte o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.