Prefeitura de Canoas emite alerta de chuva forte para as próximas horas. A semana inicia com previsão de chuva entre a tarde e a noite desta segunda-feira (11). Segundo o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), espera-se um volume baixo de precipitação na cidade, mas com chance de pancadas intensas em pontos isolados.
Conforme indicam os institutos de meteorologia, a chuva deve começar no fim da tarde, intensificando-se ao longo da noite.
LEIA MAIS:
- Canoas poderá ter sistema de sirenes de alerta para inundações
- Inscrições para ensinos fundamental e médio em Canoas iniciam nesta segunda
- Saiba como agendar para lavar e secar roupas grátis em Canoas
Prefeitura de Canoas emite alerta de chuva forte para as próximas horas: chuva deve continuar
Na madrugada da próxima terça-feira (12), ainda há previsão de chuva pontual. Em resposta ao alerta, equipes e maquinários das Subprefeituras e secretarias permanecerão de prontidão até a meia-noite, prontos para atuar caso ocorram problemas relacionados às chuvas. (Veja abaixo a previsão para a semana)
Previsão para os próximos dias:
Terça-feira (12): O dia começa com nuvens variáveis, e o vento do Sul/Sudeste tende a derrubar a sensação térmica, predominando com rajadas moderadas. As temperaturas variam entre 16°C e 23°C.
Quarta-feira (13): Uma massa de ar seco traz estabilidade ao tempo, garantindo sol e céu claro. O amanhecer será fresco, com temperaturas mais baixas do que o habitual para esta época. Mínima de 13°C e máxima de 25°C.
Quinta-feira (14): O sol predomina, e a amplitude térmica aumenta. O céu permanece claro desde as primeiras horas, com mínima de 13°C e máxima de 27°C.
Sexta-feira (15): O calor retorna em um dia de sol e poucas nuvens. Os ventos passam a soprar de Leste/Nordeste, trazendo temperaturas entre 18°C e 30°C.
Inmet emite alerta amarelo de vendaval
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) também emitiu um alerta para vendaval com grau de severidade de “Perigo Potencial” no Rio Grande do Sul. A previsão de fortes ventos, que variam entre 40 km/h e 60 km/h, começou às 11h desta segunda e seguirá até as 21h, podendo afetar diferentes regiões do estado. (Veja mapa abaixo)
O aviso inclui áreas específicas como o Noroeste, Centro Ocidental, Sudoeste, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste, Nordeste e Centro Oriental do Rio Grande do Sul. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros recomendam atenção, pois há um leve risco de queda de galhos de árvores, principalmente em áreas com vegetação densa.
Durante as rajadas de vento, é essencial evitar se abrigar sob árvores, já que existe risco de quedas e descargas elétricas. Além disso, é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda para prevenir possíveis danos.
Para mais informações e orientações de segurança, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão à disposição pelo telefone 199 e 193, respectivamente.