O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou que realizará o pagamento antecipado em fevereiro. A medida deverá beneficiar famílias atingidas pela enchente de 2024 no Rio Grande do Sul.
De acordo com o INSS, cerca de 130 mil famílias que residem em cidades gaúchas que decretaram estado de calamidade pública vão receber o pagamento antecipado de benefícios assistenciais. Porém, segundo o instituto, o valor antecipado será descontado em 36 parcelas fixas, sem juros ou correção monetária.
A ação deverá movimentar cerca de R$ 160 milhões na economia local.
LEIA MAIS:
- Macromix abrirá loja em prédio que era do Carrefour
- Supermercado faz liquidação para acabar com estoque
- Biscoitos Maizena lideram lista de alimentos cancerígenos
INSS anuncia pagamento antecipado em fevereiro: quem vai receber?
Conforme o INSS, podem receber o pagamento antecipado, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O dinheiro, inclusive, já está disponível para saque na instituição financeira onde o beneficiário recebe o valor.
Para ter o pagamento antecipado, o beneficiário precisa solicitar para o instituto até o dia 31 de março. O desconto da primeira parcela ocorrerá apenas 90 dias após o saque.

“O INSS é o operacionalizador dos Benefícios de Prestação Continuada, o BPC-Loas, tanto para idosos quanto para pessoas com deficiência. É importante a gente ressaltar que esse pagamento que está sendo disponibilizado é semelhante a um empréstimo porque na realidade é a antecipação de mais um salário. O segurado é quem decide se quer ou não esse valor. Essa é mais uma ação do Governo Federal que pode ajudar a minimizar os prejuízos das pessoas que tiveram muitas perdas materiais com as enchentes que ocorreram no ano passado”, comenta o superintendente regional Sul do INSS, Alberto Alegre.