A 33ª edição das Competições Escolares de Canoas (CECA) começou oficialmente nesta sexta-feira (11), com a realização do congresso técnico que marcou a abertura do evento. A cerimônia, inicialmente prevista para o início de abril, foi adiada devido aos estragos causados por um temporal em várias escolas da cidade.
A abertura aconteceu no Colégio Maria Auxiliadora, em Canoas, que já havia sediado, na quinta-feira (10), a primeira competição da CECA: o torneio de xadrez, com cerca de 200 participantes.
Além disso, a diretora da escola, Ana Margarida Chiavaro, destacou a importância de receber o evento: “É uma honra sermos anfitriões. Estamos felizes em colaborar com um evento tão importante para nossa cidade.”
LEIA MAIS:
- Resultado do Fies 2025 é divulgado nesta terça-feira
- Construtura distribui material escolar para filhos de funcionários
- Governo inicia pagamentos do Pé-de-Meia, saiba valor

Contudo, durante o congresso técnico, foram realizadas duas palestras:
- “Árbitro Escolar: Um Educador Dentro de Quadra”, com o árbitro José Vidal
- “Desafios da Ética no Esporte”, com o professor Alberto Filho
Além disso, o secretário municipal de Esporte e Lazer (SMEL), Luciano de Oliveira, ressaltou a relevância do evento: “É um dia muito especial para a SMEL. Trabalhamos em parceria com a Educação para envolver mais de 5 mil alunos ao longo do ano.”
Contudo, a participação de estudantes de 11 a 17 anos das redes municipal, estadual, federal e privada, a CECA terá disputas em 11 modalidades, nas categorias mirim, infantil e juvenil.
Próximos eventos em Canoas:
- Judô – 24 de abril, às 9h, na Estação Cidadania (Av. Rio Grande do Sul, 3320 – Mathias Velho)
- Maio: Skate e hóquei
- Junho: Ginástica artística e rítmica
- A partir de agosto: Atletismo, futsal, vôlei e basquete
Assim, as competições seguem até novembro, com organização da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.