CANOAS | Praia do Paquetá está sendo preparada para os festejos do dia de Nossa Senhora dos Navegantes

FOTO: Vinicius Thormann/Prefeitura de Canoas

Da redação, com informações da Prefeitura de Canoas | Na próxima sexta-feira (2), o município de Canoas festeja o dia de Nossa Senhora dos Navegantes. O principal local dos festejos, a Praia de Paquetá, está sendo preparada pelas equipes de diferentes secretarias municipais para que os peregrinos e turistas possam participar do evento.

O espaço da Praia do Paquetá passa por uma limpeza de forma constante. Na última terça-feira (30), equipes da Secretaria de Serviços Urbanos realizaram a capina e roçada dos gramados no local. O mesmo procedimento foi realizado na Avenida das Canoas, que leva até a praia. Também a Secretaria Municipal de Obras deu continuidade ao trabalho de readequação da estrada de acesso ao Paquetá.

No local, está em fase final de obra a construção de Santuário Sincrético, com espaço para 16 imagens de diferentes profissões religiosas. As imagens serão instaladas na quinta-feira (1º). A área terá ainda um paisagismo e local para churrasqueiras. O objetivo da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo é fomentar a visitação e o turismo no Paquetá com uma área onde os fiéis de diferentes religiões poderão fazer suas orações à beira do rio.

Festa de Navegantes

A tradicional festa em honra a Nossa Senhora dos Navegantes já está sendo preparada em Canoas. Na próxima sexta-feira (2), feriado municipal, na Paróquia Imaculada Conceição (Rua Ana Nery, 1309 – bairro Rio Branco), a programação inicia com missa solene às 8h. Após, os peregrinos seguem em caminhada até o Rio Gravataí, de onde sairá à procissão fluvial pelos canais aquáticos do município, chegando até a Prainha do Paquetá. No local, os fiéis poderão acompanhar uma nova missa solene, às 11h.

Programação

8h – Missa – Paróquia Imaculada Conceição (Rio Branco)

9h – Procissão Terrestre da Paróquia Imaculada ao Areal

Procissão da Comunidade Santa Rita (Mato Grande) à Prainha do Paquetá

10h – Procissão Fluvial do Rio Gravataí até a Prainha do Paquetá

10h45 – Benção dos Barcos

11h – Missa campal e Homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes – Bispo Dom Donizete de Souza

12h – Bênção da saúde aos devotos

15h – Oração terço no lonão – Prainha do Paquetá

18h – Oração da Ave-Maria – Prainha do Paquetá

À tarde, também haverá homenagem a Iemanjá na Praia do Paquetá. Das 14h às 17h ocorrerá sessão de umbanda.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!