Morador de Canoas conhecido como mestre internacional de Xadrez morre aos 74 anos

Ele passava por problemas de saĂșde provocados pela diabetes e infecção urinĂĄria.

Morreu aos 74 anos Francisco Ricardo Terres Trois, na manhĂŁ desta quarta-feira (16). Trois era famoso por ser um exĂ­mio jogador de xadrez, esporte que lhe deu reconhecimento internacional.

Trois estava passando por problemas de saĂșde provocados pela diabetes e infecção urinĂĄria.

Natural de Canoas, ele nasceu no dia 3 de setembro de 1946. Atualmente atuava como presidente da Fundação Cultural de Canoas.

Conhecido como “Le petit Trois”, ganhou o reconhecimento nacional como revelação do Zonal Sulbrasileiro, realizado em SĂŁo Paulo em 1964. Foi considerado como um dos melhores jogadores de xadrez do Brasil, o que o fez passar a defender o paĂ­s nos torneios sul americanos e olimpĂ­adas. Foi campeĂŁo do 10Âș Torneio Zonal Sul-Americano, realizado em TramandaĂ­ em 1978.

Trois participou de inĂșmeras competiçÔes na Europa e conquistou o tĂ­tulo de Mestre Internacional.

Trois chegou a morar em Belgrado devido a quantidade de convites para participar de eventos e competiçÔes internacionais. Além de jogador, Trois participou de torneios no Rio Grande do Sul, Nacionais e internacionais como årbitro. Ele recebeu no ano passado a Medalha Pinto Bandeira, considerada a mais alta horaria de Canoas, que é concedida a personalidades que se destacam na comunicação, cultura, esporte, política e educação.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!