27.9 C
Canoas
26 de dezembro de 2024

Idosos com a segunda dose atrasada até 28/04 devem ir até as unidades de saúde em Cachoeirinha

Vacina contra o coronavírus.

A Prefeitura de Cachoeirinha está realizando uma busca ativa para colocar em dia a segunda dose da vacina contra o coronavírus. Idosos que estão com a segunda dose atrasada devem procurar as unidades de saúde na próxima segunda-feira (28). A ação é direcionada para as primeiras pessoas imunizadas no município e que ainda não voltaram para receber a segunda dose.

Leia mais notícias de CACHOEIRINHA

Já quem está buscando a vacina da CoronaVac, do Instituto Butantan, vai ter que esperar mais. Embora se tenha registro de filas em algumas unidades nesta sexta-feira, não houve entrega de fichas e nem haverá vacinação na segunda-feira.

Segundo o secretário da Saúde, Juliano Paz, diferente do informado pelo Governo do Estado, as remessas enviadas não foram suficientes. “Temos que aguardar a chegada de novas doses para entregar mais fichas. O Governo do Estado anunciou que as doses que chegaram colocariam em dia todos os atrasos, mas isso não aconteceu. Tínhamos mais de 5 mil em atraso e chegaram 2.650 doses, ou seja, menos de 50%. Precisamos de quase 3 mil doses para colocar em dia”, justifica.

A vacina da AstraZeneca, produzida pela Fiocruz, está disponível. Pessoas com comorbidades acima de 18 anos já podem receber a primeira dose. O grupo dos professores, segundo o Executivo municipal, está sendo concluído. Nas próximas fases, começa a vacinação de pessoas com deficiência sem cadastro no BPC e trabalhadores do transporte.

Na próxima semana, a vacina Pfizer, da norte americana Biontech, é aguardada na cidade. A ideia é que seja utilizada na ampliação do número de pessoas que recebem a primeira imunização.

O prefeito Miki Breier (PSB) lembra que Cachoeirinha vacinou mais de 30 mil pessoas com a primeira dose e mais de 10 mil em segunda dose. “Não adianta xingar o prefeito porque nós não produzimos vacina, nem nos foi permitida a compra, nem via consórcio. Dependemos das vacinas que chegam efetivamente aqui no município”, destaca.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!