As sete imagens dos Orixás que haviam sido danificadas por um acidente com um ônibus da empresa Sogal em junho na Praia do Paquetá, em Canoas, foram restauradas e recolocadas no local. Conforme a Prefeitura de Canoas, o conserto foi feito sem custos por um frequentador e apreciador do espaço: o babalorixá Jorge Billi.
Receba notícias de CANOAS pelo WhatsApp
O santuário conta com 31 imagens que representam as religiões Afro-Brasileiras, Católicas e Indígenas esculpidas com fibra e resina. “Temos como referência o local e não poderia demorar muito o seu total restabelecimento. Atualmente, o Santuário é um ponto de visitação de pessoas que cultuam várias religiões, visto a beleza e o contato direto com a natureza apreciados no local”, complementa o Secretário da Coordenadoria das Diversidades e Comunidades Tradicionais, Santiago Buavas.
Relembre o caso
Um motorista da Sogal levou um susto na manhã do dia 7 de junho, uma terça-feira, enquanto dirigia um coletivo da linha Mato Grande. No terminal, na Praia do Paquetá, ele foi dar ré e acabou colidindo em imagens do Santuário Sincrético. “Ele se descuidou e acabou atingindo as imagens”, conta o Coordenador de Diversidades e Comunidades Tradicionais de Canoas, Carlos Santiago Buavas.
Sete imagens foram atingidas pelo coletivo. De acordo com Santiago, elas já foram levadas para um restaurador. Já que a mão de obra foi doada, a manutenção de R$ 700 foi paga pela Sogal. “O restaurador é um Pai de Santo que se comoveu e não vai cobrar mão de obra”, relata o coordenador.
Construído na Praia do Paquetá, o Santuário Sincrético é o primeiro e único do Brasil. O espaço conta com 31 imagens que representam as religiões Afro-Brasileiras, Católicas e Indígenas esculpidas com fibra e resina.
