CANOAS | Prefeitura entrega 170 casas do MQ4, no bairro Guajuviras

FOTO: Derli Colombo Jr./Prefeitura de Canoas

Da redação* | O dia 15 de junho de 2018 vai ficar marcado para sempre na mente e nos coraçÔes de 170 famílias de Canoas. Nesta data, elas receberam as chaves dos imóveis pelas mãos de funcionårios das Prefeitura de Canoas e da Caixa EconÎmica Federal. Muitas dessas pessoas beneficiadas viviam de aluguel, de favor em casa de parentes e amigos ou até mesmo em åreas invadidas. A partir de agora, as vidas de todos eles ganham novos horizontes e perspectivas, jå que contarão com casa própria. Essas famílias foram contempladas no programa Minha Casa, Minha Vida e, jå a partir de segunda-feira (18), passam a morar no Residencial Macro Quarteirão 4 (MQ4), do bairro Guajuviras.

As casas do MQ4 tĂȘm ĂĄrea de 48 metros quadrados e os sobrados tĂȘm 54,29, distribuĂ­dos em dois quartos, sala, cozinha e banheiro, divididos em 15 blocos. É nesse espaço que as 170 famĂ­lias agraciadas pelo programa terĂŁo a oportunidade de escrever novos capĂ­tulos de suas histĂłrias de vida, com mais tranquilidade, conforto e segurança. Presente na cerimĂŽnia de entrega das chaves, o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, parabenizou os cidadĂŁos e desejou “que as novas casas tragam felicidade a todos”.

Longe do frio

Entre as 170 famĂ­lias que receberam as chaves, estava a da Ana Augusta. Aos 26 anos, a mĂŁe de quatro filhos agora terĂĄ um lugar sĂł seu para viver. “Eu moro na Contel, num pĂĄtio com vĂĄrias pessoas. É complicado ficar assim. Rezei muito para este dia chegar e hoje estou aqui, com as chaves na mĂŁo”, disse. Na casa em que moram atualmente, de madeira, hĂĄ muitos buracos nas paredes, o que facilita a entrada do frio. Com as baixas temperaturas que assolam o Rio Grande do Sul neste mĂȘs de junho, os pequenos sofrem e ficam vulnerĂĄveis Ă s doenças respiratĂłrias, motivo de preocupação da mĂŁe. “O vento gelado entrava pelos buracos da casa e isso me deixava angustiada. Ficava sem sono, em algumas noites, cuidando e protegendo para que meus filhos nĂŁo dormissem descobertos. Agora, como a nova casa, nĂŁo vamos mais ter esse problema”, contou ela aliviada.

Rose Gomes, de 38 anos, tambĂ©m sentiu alĂ­vio ao receber as chaves de seu sobrado. “Eu moro na casa da minha sogra hĂĄ 20 anos. Foi um tempo difĂ­cil, tendo de dividir a privacidade e todos os problemas que a vida dividida tem. Agora, vamos ter nosso cantinho, seremos uma verdadeira famĂ­lia”, afirmou.

Prefeitura fornece serviços

TambĂ©m presente na cerimĂŽnia, a vice-prefeita, Gisele Uequed, felicitou os contemplados e lembrou que o governo municipal tem feito grandes esforços para a garantia e o acesso Ă  cidadania dos canoenses. A Prefeitura de Canoas vem realizando, hĂĄ vĂĄrios meses, um trabalho social com os novos moradores, abordando temas como saĂșde, trabalho e organização comunitĂĄria. Diversas secretarias irĂŁo apoiar a mudança e adaptação dos novos moradores do MQ4.

A Secretaria Municipal da Habitação farĂĄ a mudança daqueles que nĂŁo tĂȘm condiçÔes. A Educação estĂĄ realizando um levantamento para remanejar crianças, que irĂŁo morar no loteamento, matriculadas em escolas do municĂ­pios para instituiçÔes prĂłximas ao MQ4. JĂĄ a Diretoria de PolĂ­ticas para as Mulheres esteve no ato de entrega das chaves apresentando a rede de proteção Ă s mulheres canoenses.

*Com informaçÔes da Prefeitura de Canoas    

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!