BOA NOTÍCIA EM CANOAS | Prefeitura anuncia construção de duas novas escolas infantis que vão abrir mais de 750 vagas

FOTO: Derli Colomo Jr./Prefeitura de Canoas

Da redação* | O número de vagas em educação infantil para crianças de até cinco anos vai ser ampliado, em Canoas, com a construção de duas novas escolas, que serão erguidas nos bairros Harmonia e Niterói. Juntas, elas representarão um acréscimo de 752 vagas na rede. O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, assinou nesta semana a homologação da licitação para contratar empresas que irão construir as novas instituições. Com isso, Canoas terá, em breve, três obras de construção de escolas infantis.

A futura Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) do bairro Harmonia será na rua Rio dos Sinos, nas proximidades da EMEF Gonçalves Dias. Já a EMEI do Niterói será na rua Itamar de Mattos Maia. Ambas serão construídas em terrenos próprios da prefeitura, que têm 2.800 metros quadrados de área. O espaço contempla dez salas de aula, playground, jardim, cozinha, refeitório, lactário, sala de higienização, lavanderia, sanitários, área coberta, depósito, sala multiuso e salas administrativas. As duas escolas totalizam um investimento de R$ 4.894.476,94.

Redução do déficit nas vagas

Para o prefeito Luiz Carlos Busato, as novas escolas aproximam a administração municipal da meta de zerar a fila de espera por vagas na educação infantil. “Temos trabalhado forte para a redução do déficit em educação infantil. Essas duas novas escolas, que se somam à EMEI do Mato Grande, irão garantir novas realidades às comunidades beneficiadas”, salientou.

Para a vice-prefeita, Gisele Uequed, este é mais um passo importante da gestão. “Desde o primeiro dia priorizamos a educação. Iniciamos com ampliações e melhorias nas escolas, uma otimização que nos permitiu uma grande e inédita conquista, zerar as filas da pré-escola, crianças de 4 e 5 anos. Agora passamos para a construção de novas escolas, o que vai possibilitar ainda mais vagas na Educação Infantil de Canoas”.

Somente em 2019, Canoas deve inaugurar três novas escolas de educação infantil. Além das EMEIs Niterói e Harmonia, a escola do Mato Grande já está recebendo obras. Com isso, a cidade vai ampliar o número de vagas em educação infantil.

Anos anteriores

Durante os anos de 2013 e 2014, Canoas foi considerado um dos piores municípios do Rio Grande do Sul na avaliação do Tribunal de Contas do Estado no atendimento à educação infantil. Dos 496 municípios do Estado, a cidade foi classificada no número 454 em 2013. Piorou em 2014, passando a ocupar a posição número 462.

Para mudar essa realidade, uma das metas da gestão atual é ampliar o número de vagas, construindo novas escolas e reformando as já existentes. Em apenas 18 meses, a prefeitura conquistou um fato inédito na história de Canoas: Zerou a falta de vagas em pré-escola, que são para alunos a partir dos 4 anos. Ou seja, todas as crianças de 4 anos de idade até 5 anos e 11 meses, inscritas para vagas em escolas infantis, estão frequentando a escola.

*Com informações da Prefeitura de Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!