ESTEIO | Começa a montagem dos estandes da Femuci 2018

FOTO: Luciana Abdur/Prefeitura de Esteio

Da redação* | Os estandes onde serão expostos os 92 projetos inscritos na 27ª Feira Municipal de Ciências e Ideias (Femuci) de Esteio começaram a ser preparados nesta segunda-feira (3) no ginásio do Colégio La Salle. A montagem dos espaços para a mostra dos trabalhos de alunos de escolas municipais, estaduais e particulares esteienses, que ocorrerá entre terça-feira (4) e quinta-feira (6), está sendo feita pela Celeiro Feiras e Eventos, empresa vencedora do processo de licitação feito pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

Nesta terça-feira (4), o técnico em segurança do trabalho da Secretaria Municipal de Administração (SMAD), Márcio Roberto Ribeiro Alves, fará a verificação das estruturas e extintores de incêndio. A SME levará dez extintores a mais para maior segurança da feira, com previsão de um público de 3 mil visitantes.

A Femuci é uma promoção da SME em parceria com a Fundação Liberato, de Novo Hamburgo. Entre os 92 projetos que participarão, 41,3% são de Ciências Humanas. Os demais são sobre Ciências da Natureza, Ciências Exatas e Tecnológicas, e Linguagens. Alguns dos temas que serão abordados são higiene bucal, fábulas, educação fiscal, mulher no mercado de trabalho, escorpiões na zona urbana, reciclagem e psicologia com surdos.

A abertura oficial está agendada para quarta-feira (5), às 10h. O público em geral poderá visitar o evento durante a quarta (5), das 8h15min às 12h, das 13h30min às 17h e das 18h30min às 20h, e a quinta-feira (6), das 8h15min às 12h e das 13h30min às 15h30min.

A cerimônia de premiação ocorre na quinta-feira (6), a partir das 16h, com entrega de troféu para a escola e medalhas para alunos e professores que ficarem com o primeiro lugar, e medalhas para alunos e professores com projetos em segundo e terceiro lugares. Todos os projetos expostos na Femuci receberão certificado de participação, assim como todos os projetos da categoria Educação Infantil receberão medalhas de participação.

Quatro projetos da rede municipal de ensino de Esteio serão selecionados para exposição na Mostratec Júnior 2018, feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato em Novo Hamburgo. Também serão abertas duas vagas para alunos do Ensino Médio participarem da Multitec 2019, que ocorre na cidade de Dois Irmãos. Já um projeto de alunos do 8º ou 9º ano da rede municipal será inscrito para Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2019, em São Paulo.

Além disso, também estão previstas as premiações Destaque da Comunidade (por votação eletrônica durante a realização da Femuci), Destaque Ambiental, Wizard de Linguagens (concessão de uma bolsa integral de ensino de inglês na escola Wizard de Esteio, pelo período de um ano), Editora Projeto de Incentivo à Leitura (kit contendo cinco para os alunos e para o professor-orientador, além de um kit contendo vinte livros para a biblioteca da escola) e o Professor Destaque. Outras premiações poderão ser adicionadas até a realização da feira.

Femuci 2018
Exposição de trabalhos
Quando: De terça-feira (4) a quinta-feira (6) (montagem de estandes a partir do dia 3)
Local: Ginásio do Colégio La Salle Esteio (Av. Padre Claret, 1690)

Terça-feira (4)
13h30min – Reunião geral com todos os alunos e professores expositores
14h30min às 17h – Credenciamento e montagem dos estandes

Quarta-feira (5)
8h15min ao meio-dia – Exposição e avaliação dos trabalhos
10h – Abertura oficial da Femuci 2018
13h30min às 17h – Exposição e avaliação dos trabalhos
14h – Socialização de práticas pedagógicas concorrentes ao Prêmio Professor Destaque
17h às 18h – Intervalo – Bate-papo cultural
18h30min às 21h – Exposição e avaliação dos trabalhos

Quinta-feira (6)
8h15min ao meio-dia – Exposição e avaliação dos trabalhos
13h30min – Solenidade de encerramento da mostra de Educação Infantil
13h30min às 15h30min – Exposição e avaliação dos trabalhos
15h30min – Desmontagem dos estandes
16h – Cerimônia de premiação e encerramento da Femuci
*Programação sujeita a alterações

Projetos por categoria*
Educação Infantil – 16
Ensino Fundamental
1º ao 3º ano – 19
4º ao 6º ano – 16
7º ao 9º ano – 25
Ensino Médio – 3
Programa Ação Integrada Adulto e Adolescente-5
Educação de Jovens Adultos – 3
* Cinco trabalhos serão ainda definidos pelos colégios La Salle e Coração de Maria, que estão ainda realizando feiras internas

*Com informações da Prefeitura de Esteio

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!