CANOAS | Projeto do aeromóvel impede nova licitação e obriga Prefeitura a prorrogar atual contrato dos ônibus

Foto: Jaime Zanatta/ GBC

Da redação | O atual contrato do transporte municipal de Canoas está prestes a se encerrar. Enquanto o coletivo se encerra em 27 de outubro, o seletivo termina em 3 de novembro. Ambos os sistemas são operados pela concessionária Sociedade de Ônibus Gaúcha (Sogal). No entanto, uma questão está incomodando a atual administração municipal: o projeto do aeromóvel em Canoas. Para a Prefeitura, o modal está em situação irregular e isso  impede que se faça uma nova licitação e elabore um novo plano de mobilidade para a cidade. Diante disso, o contrato com a Sogal teve que ser prorrogado até que tudo se resolva.

Em 2008, o então prefeito Marcos Antonio Ronchetti assinou contrato com a Sogal por mais 10 anos. Seis anos depois, em 2014, a Prefeitura decidiu firmar contrato com a empresa Aeromóvel Brasil S. A. Na ocasião, o então gestor municipal, Jairo Jorge, pretendia instalar o sistema como parte do plano de transporte para a cidade. Porém, o serviço não foi executado.

Mesmo com o fim do contrato com a Sogal se aproximando, a Prefeitura alega que encontrou problemas ligados à contratação da empresa Aeromóvel. “Esse contrato com a Aeromóvel está sendo questionado em processo administrativo no Município, com o indicativo de possível declaração de nulidade, devido a inúmeros defeitos de ordem técnica e jurídica.”

Em vista disso, até que se efetive a extinção do contrato com a Aeromóvel e seja concluída a elaboração do plano de mobilidade, a nova licitação do transporte coletivo fica inviabilizada.

A Prefeitura diz que “falta um plano de mobilidade urbana em Canoas, estudo que é imprescindível para basear a nova licitação, seguindo a Lei Federal de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012).”

A intenção do atual prefeito, Luiz Carlos Busato, seria instalar o sistema de BRTs (ônibus de trânsito rápido), sendo contrário, portanto, ao plano do aeromóvel. “O aeromóvel é um sistema caro e inadequado para o transporte coletivo segundo a Metroplan, órgão responsável pelo transporte metropolitano, onde se encaixaria o projeto Aeromóvel.”

“Se tiver aeromóvel em Canoas, vai ser por conta e risco de quem quiser operar”, diz Busato
Tribunal de Contas analisa decisão da Prefeitura de suspender implantação do aeromóvel
Metroplan descarta construção do aeromóvel em Canoas

De acordo com os planos da gestão municipal, e por obrigação com os 60 mil passageiros diários, a Prefeitura teve que prorrogar o atual contrato de concessão do transporte público. A administração também garantiu a manutenção da política tarifária vigente.

Apesar da tranqueira, a Prefeitura já publicou a concorrência pública nº 23/2018 para contratar empresa especializada para a elaboração do plano de mobilidade. “Assim que solucionado o impasse, será feita a nova licitação do transporte coletivo”, completa encaminhada pela nota da assessoria de imprensa.

Na carona da prorrogação, o Município estabelecerá nova metodologia de fiscalização e controle da prestação dos serviços concedidos, assegurando renovação permanente da frota.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!