CRIME | MP denuncia bandidos que atacaram bancos e mataram gerente

Foto: divulgação/ redes sociais

MP-RS | Nesta terça-feira, 15, o MP apresentou denĂșncia contra trĂȘs pessoas pelos assaltos ao Banrisul e Banco do Brasil em Ibiraiaras, ocorridos em 03 de dezembro do ano passado. A denĂșncia, assinada pelo promotor de Justiça Felipe Lisboa Barcelos, pede, alĂ©m da condenação dos denunciados, que seja fixada na sentença condenatĂłria o valor da reparação dos danos causados pelo crime. Eles foram denunciados pelos crimes de associação em organização criminosa armada, latrocĂ­nio (a morte do gerente do Banco do Brasil Rodrigo Mocelin da Silva para a subtração de R$ 14 mil da agĂȘncia), tentativas de homicĂ­dios qualificadas, porte de arma e muniçÔes de uso permitido, posse de artefatos explosivos, receptação de coletes balĂ­sticos, receptação de veĂ­culos, adulteração de sinal identificador de veĂ­culo automotor e roubos majorados ao Banco Banrisul (R$ 107.154,40), Empresa VigilĂąncia Epavi (de quatro revĂłlveres e quatro coletes balĂ­sticos), roubo de joias, dinheiro e celulares de clientes que estavam nos bancos, alĂ©m de danos qualificados.

Os crimes foram praticados com restrição Ă  liberdade das vĂ­timas (funcionĂĄrios das instituiçÔes bancĂĄrias e das empresas de vigilĂąncia, bem como clientes dos bancos), jĂĄ que os denunciados determinaram a realização de cordĂŁo humano, impedindo que saĂ­ssem do local, e ordenando que cumprissem as ordens, bem como, implantação da fuga e evitar a ação policial, os criminosos levaram como refĂ©ns dois gerentes da agĂȘncia do Banco do Brasil de Ibiraiaras, um gerente da agĂȘncia do Banco Banrisul de Ibiraiaras, bem como dois clientes dos bancos, tendo sido libertados apenas com o cerco policial.

Conforme as investigaçÔes, os denunciados Rogério da Silva Barcelos, Anderson Mauricio de Jesus Avila e Felipe Arnoldo de Oliveira (todos atualmente recolhidos ao sistema penitenciårio estadual), juntamente com Maicon Rafael da Silva, Gabriel Faleiro Machado, Gedislson Nascimento de Paula, Moisés da Silva, Richard Colares Torres e Aléx Jonas de Morais Rébis (falecidos), além de outros indivíduos ainda não identificados, associaram-se em organização criminosa para o cometimento dos crimes aos quais deverão responder.

OS ASSALTOS

No dia dos ataques, apĂłs prĂ©vio levantamento do local onde ocorreriam os roubos, os denunciados se deslocaram atĂ© uma estrada do interior do municĂ­pio de Ibiraiaras. Em seguida, foi dado inĂ­cio Ă  ação criminosa, dividindo-se em grupos, efetuando assaltos concomitantes Ă s agĂȘncias do Banco do Brasil e Banrisul. Outro grupo ficou do lado de fora das agĂȘncias, organizando os refĂ©ns e o cordĂŁo humano que se formava. Para obterem ĂȘxito em ingressar no interior das instituiçÔes bancĂĄrias, ameaçaram os vigilantes, bem como desferiram golpes contras as portas e vidros laterais. Para a execução da empreitada delitiva, os denunciados, juntamente com seus comparsas, utilizaram diversas armas de fogo de alto calibre, balaclavas para nĂŁo serem identificados.

REFÉNS

Durante a prĂĄtica dos roubos, os denunciados ameaçavam de forma ostensiva os refĂ©ns, inclusive agredindo fisicamente com tapas e socos o gerente do Banco do Brasil Anderson Barbizan. Ainda, derramaram sobre ele gasolina, como forma de ameaça para que abrisse o cofre do banco. Durante a ação, os denunciados quebraram telefones celulares dos refĂ©ns, que tambĂ©m tiveram roubados objetos pessoais. Os denunciados efetuaram os disparos de armas de fogo durante a execução dos assaltos e durante a fuga, levando, como refĂ©ns, dois gerentes da agĂȘncia do Banco do Brasil, um gerente da agĂȘncia do Banrisul, bem como dois clientes dos bancos.

Iniciada a fuga e com os reféns ainda sob seu poder, os criminosos buscaram se deslocar para o interior do município de Ibiraiaras. No entanto, ainda no perímetro urbano da cidade, encontraram uma viatura da Brigada Militar, quando atiraram contra os policiais militares, o que resultou na morte de Rodrigo Mocelin da Silva, que estava no porta-malas do veículo.

FUGA E CONFRONTO

Em um ponto previamente combinado com seus comparsas, Felipe Arnoldo de Oliveira aguardava em outro veĂ­culo para dar cobertura e realizar a fuga do grupo. Nesse ponto, os policias militares avistaram os veĂ­culos dos criminosos e os viram transferir entre os automĂłveis os valores roubados e objetos utilizados na prĂĄtica criminosa, quando houve novo confronto com a BM. Nesse instante, chegou ao local outra viatura, que tambĂ©m foi atacada pelo bando. Felipe Arnoldo de Oliveira fugiu abandonando os valores e alguns objetos no percurso, mas foi abordado e preso alguns quilĂŽmetros depois. Na sequĂȘncia, RogĂ©rio da Silva Barcelos e Anderson Mauricio de Jesus Avila, juntamente com Maicon Rafael da Silva, Gabriel Faleiro Machado, Gedislson Nascimento de Paula, MoisĂ©s da Silva, Richard Colares Torres e AlĂ©x Jonas de Morais RĂ©bis fugiram a pĂ© em direção Ă  mata, com o intuito de despistar a ação da PolĂ­cia, levando alguns refĂ©ns consigo. Os refĂ©ns conseguiram se afastar dos assaltantes enquanto embrenharam na mata. O refĂ©m Nilson Alves dos Santos chegou a ser alvo de tiros, mas nĂŁo morreu por circunstĂąncias alheias Ă  vontade do grupo criminoso.

MORTE DE ASSALTANTES

Houve cerco policial na mata. Quando o Grupo de AçÔes Tåticas Especiais da BM chegou ao local e iniciou buscas, houve confronto que resultou na morte de seis criminosos. Os denunciados Rogério da Silva Barcelos e Anderson Mauricio de Jesus Avila conseguiram despistar-se da ação da Polícia, mas foram presos dois dias depois do assalto, em 05 de dezembro, jå no perímetro urbano de Ibiraiaras. Além da apreensão de parte dos valores, foram apreendidos quatro revólveres, uma espingarda, dois fuzis, 11 coletes a prova de balas, muita munição (inclusive de submetralhadora), mochilas, uma marreta de ferro, facas e miguelitos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!