ATENÇÃO, CANOAS! Linhas do Integração da Vicasa não estão circulando neste domingo

Foto: Mateus Platiz/Canoas Bus/Ônibus Brasil/Reprodução

Da redação | As linhas da Vicasa que integram os bairros com o Trensurb não funcionam mais aos domingos, por isso, as paradas e os terminais estão vazios. Para quem precisa ir até Porto Alegre, apenas um trajeto da empresa, segue operando. Ele parte do bairro Mathias Velho em direção a Capital nos seguintes horários: 05:50 – 07:30 – 11:30 – 14:30 – 17:50. Quem precisa retornar de ônibus vai ter que esperar o coletivo a partir das 9h – 13h – 15h40 – 19h – 00:05.

Desde a última segunda-feira (21), diversas linhas da empresa tiveram os horários reduzidos. Nas linhas de integração, por exemplo, aos sábados a maioria dos trajetos funcionam apenas até às 15h. A exceção serão os itinerários que atendem o bairro Mathias Velho. Tanto o coletivo que vai pela Avenida Rio Grande do Sul, quanto o que se desloca pela Florianópolis, terão horários até às 19h. As intermunicipais, com destino a Porto Alegre, seguem sem alterações nesse dia.

Todas as alterações já estão disponíveis para consulta no site da Vicasa.

Alternativa

Em um aviso colocado no site da empresa, a Vicasa reforça que durante o final de semana, os usuários devem procurar as linhas da Sogal que saem dos bairros em direção as estações de trem, para realizarem a integração por meio da bilhetagem eletrônica. Porém, muitos estão reclamando nas redes sociais dos horários dos trajetos municipais aos sábados e domingos.

A Secretária Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) de Canoas informou que estará estudando nos próximos dias, alternativas para um possível aumento de passageiros nos coletivos. A pasta ainda ressaltou que nenhum ônibus da Sogal será deslocado para suprir essa demanda e que assim, não haverá prejuízo nas linhas municipais.

A Prefeitura esclareceu que as linhas da Vicasa são de responsabilidade do Governo Estadual e que a redução de horários é uma decisão tomada pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). “Estamos atentos à situação porque ela atinge diretamente a população canoense”, afirmou por meio de nota, o Executivo Municipal.

Procurada, a empresa Vicasa se disponibilizou a falar sobre as mudanças, mas até o momento, não respondeu aos questionamentos.

Justificativas

Questionada, a Metroplan informou que nos últimos meses vinha recebendo diversas reclamações sobre a qualidade do serviço prestado. Entre as queixas dos usuários, estavam o não cumprimento de horários e a qualidade dos coletivos. “Eles reclamavam até que os ônibus estavam estragando muito. Foram mais de 500 infrações emitidas”, comentou o diretor do Departamento de Transportes Metropolitano (DTM), Danilo Landó.

Em novembro, a Vicasa foi notificada extrajudicialmente pelo órgão. “Ou eles melhoravam o serviço oferecido ou iria perder a concessão”, afirmou Danilo. Um mês depois, a empresa apresentou um projeto de reestruturação que continha todas essas mudanças que foram colocadas em práticas. “Estamos monitorando essas alterações para conseguirmos readequar os horários para melhor atender os passageiros”, ressaltou Landó.

Sobre a redução de horários, Danilo enfatizou que nos último 10 anos, cerca de trinta milhões de passageiros deixaram de utilizar as linhas de ônibus no Eixo Norte da Região Metropolitana, compreendido entre Canoas e Novo Hamburgo. “Muita viagem deixou de ser feita por causa dessa queda. Sai muito caro para a empresa manter tabelas que tinha três, quatro passageiros”.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!