Foto: Fabiano Costa/Polícia Civil
Da redação | A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira (22) a Operação Dinastia na Vila Pedreira, em Esteio. O objetivo era combater o crime organizado de tráfico de drogas na Região Metropolitana.
Foram 100 agentes em Esteio e Sapucaia do Sul, cumprindo 14 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de prisão preventiva. Sete pessoas foram presas. Duas delas, em flagrante, por estarem com cocaína, balança de precisão e material para embalar a droga em casa. Um adolescente foi apreendido.
Foram seis meses de investigações. Conforme a delegada Clarissa Demartini, que coordenou os trabalhos, apontou que a quadrilha roubada veículos em Canoas para revender e movimentar o dinheiro. “O tráfico é sustentado de diversas formas”. Além disso, a organização criminosa era administrada por uma família. A partir da Vila Pedreira, eles distribuíam os entorpecentes para outras cidades da região.
Aplicativos
Durante as investigações, os policiais chegaram em um esquema sofisticado de distribuição de armas, drogas e munições. Elas eram entregues por meio de corridas de aplicativos de transporte. “Vamos continuar investigando a presença de motoristas dessas plataformas”, comentou a delegada.
Outra questão detectada foi a suspeita forte de utilização de contas bancárias para a possível lavagem de dinheiro. Por causa disso, cinco contas foram bloqueadas.
Mais ações contra o crime
Segundo o diretor da 2ª DPRM, delegado regional Mário Souza, as operações policiais serão intensificadas na região. “Ações de combate ao tráfico de entorpecentes são fundamentais no enfraquecimento do crime organizado”.