24.7 C
Canoas
15 de dezembro de 2024

ALERTA EM SÃO LEOPOLDO! Criança internada no Centenário não está com meningite

Foto: Prefeitura de São Leopoldo/Divulgação

Da redação | O Hospital Centenário informou no final da manhã desta quarta-feira (3) que a criança de oito anos, internada com suspeita de meningite, recebeu alta e a doença foi descartada. Ela estava internada desde a última terça-feira (2).

Dois casos confirmados

A prefeitura anunciou uma série de medidas preventivas. Uma delas é a administração de antibióticos em todas as crianças da escola que tiveram contato com a adolescente nos últimos 30 dias. Isso também será feito com as pessoas que estiveram com a menina de 2 anos, morta em 12 de março por meningite meningocócica B, no bairro Feitoria.

As ações preventivas serão adotadas a partir desta quarta-feira (3). “Todas as crianças e adolescentes da escola e que de alguma forma tiveram contato com adolescente acometida pela doença estão sendo convocadas a tomar a vacina meningocócica C, disponível na rede pública, caso ainda não tenham sido imunizadas. Há orientação para os pais de adolescentes, entre 11 e 14 anos, levarem as carteiras de vacinação para avaliação, quarta e quinta-feira”.

Leia mais:

Criança está com meningite viral em Novo Hamburgo

Em São Leopoldo, adolescente de 14 anos morre com meningite

O Executivo informou que o prefeito Ary Vanazzi e o secretário de Saúde, Ricardo Charão, “terão uma reunião de urgência na Secretaria Estadual de Saúde, nesta quarta-feira” no pleito por ajuda estadual no combate à doença na cidade. A prefeitura ainda ressaltou que trata a situação como emergencial, “chamando à responsabilidade, além do governo estadual, também o Ministério da Saúde”. Isso não significa que o Executivo decretou situação de emergência nesse momento.

Já a Secretaria Estadual da Saúde também afirmou por meio de nota que “acertou com o município de São Leopoldo que atenderá a demanda necessária quanto ao abastecimento da vacina contra a meningite bacteriana para crianças e adolescentes”. A pasta diz que, em reunião na terça-feira (2), “foram definidas as ações de prevenção a novos casos” e que colegas da adolescente que morreu “estão sendo contatados pela Secretaria Municipal de Saúde para receberem um tratamento preventivo com antibiótico, mesma ação de quimioprofilaxia que já foi feita com os familiares da jovem”.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!