A PAULADAS | Assaltantes invadem canil e matam cinco cães

Foto: Márcio Morais/Arquivo Pessoal

Da redação | Criminosos arrombaram o canil municipal de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, durante o feriadão de páscoa. Eles furtaram objetos e mataram cinco cachorros a pauladas.

Conforme Márcio Morais, o responsável pelo local, um funcionário constatou o crime quando foi alimentar os cães na tarde do último domingo (21). “Ele me chamou para que entrássemos juntos no prédio. Foi horrível nos depararmos com aquilo. Qualquer um que visse a cena, não dormiria à noite. Todo mundo está chocado”, contou.

O canil funciona como abrigo temporário para animais abandonados e que sofrem maus tratos. Os cinco cães mortos haviam sido recolhidos poucos dias antes e estavam dentro do prédio, separados dos demais, para uma espécie de triagem. Nesta semana, eles passariam por exames e tomariam remédios para vermes antes de serem colocados com outros animais.

Márcio suspeita que os animais tenham atacado os bandidos. “Achamos que eles usaram uma pá para agredir e um ancinho que estavam aqui para agredir os cachorros. Só um conseguiu se valar. Ele tem epilepsia e se escondeu no banheiro”, relatou.

O canil tem espaço para 30 cães. Os 25 animais que estão prontos para adoção e ficam em outra área do canil, separados por baias, não foram agredidos. Os criminosos, conforme a administração do canil, levaram 10 sacos de ração, material de limpeza e todo o estoque de remédios para os animais. Eles ainda danificaram janelas e portas e furtaram lâmpadas.

Mesmo ficando em uma área municipal, o canil não conta com funcionários 24 horas por dia. Durante o fim de semana, um servidor vai até lá dar comida e verificar se não há problemas. A Secretaria de Saúde do município, responsável pelo canil, diz que a ração e os remédios serão repostos, e que a própria prefeitura poderá fazer o conserto do prédio.

Na manhã desta segunda-feira (22), o caso foi registrado na Polícia Civil, que vai investigar o caso.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!