ESTEIO | Município não registra homicídios há 70 dias

Foto: Prefeitura de Esteio/Divulgação

Da redação | O município de Esteio, na Região Metropolitana, está há 70 dias sem registrar homicídios. O último foi em 20 de fevereiro em um crime na Rua São Borja, no bairro São José, que vitimou um homem.

Desde então o trabalho integrado entre as forças de segurança e a Prefeitura está dando resultado. De acordo com o diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), delegado Mário Souza, o objetivo dessa união é impedir o aumento e derrubar os índices criminais. “A delegacia da Polícia Civil de Esteio vai parar o que estiver fazendo e vai se voltar para elucidar o homicídio caso ele aconteça. A nossa prioridade é evitar esse tipo de crime que é o mais pesado. Nele, a pessoa perde o bem maior que é a vida dela”, enfatizou.

No comparativo com o mesmo período do ano passado, a redução no número de homicídios em Esteio chega a 40%. Nos primeiros 70 dias de 2018 foram cinco mortes. A atuação nos locais onde existem sinais de maior presença de criminalidade é, para o Comandante do 34° Batalhão de Polícia Militar, Major André Stein, uma das principais fórmulas para continuar sem registrar homicídios. “Buscamos nos antecipar, evitando o agravamento da incidência criminal”, afirmou.

A auto-estima das guarnições da Brigada Militar que estão nas ruas também são trabalhadas para que não só os homicídios, mas todos os outros crimes, tenham redução no município. “Assim, a gente desperta a motivação dos profissionais e os incentiva a trabalhar com dedicação e afinco, extraindo o melhor do potencial de cada um deles”, ressaltou o Major que assumiu o comando do 34° no início de 2019.

Planejamento também é uma das linhas trabalhadas pela Polícia Civil em Esteio e na Região Metropolitana. Conforme o delegado Mário Souza, o administrativo e operacional precisam andar juntos para que os resultados existam. “Na administração a gente precisa comprar equipamentos sejam eles, viaturas, armas, munições, coletes e tantos outros. No operacional a gente precisa que tu isso esteja a disposição para conseguirmos combater os crimes”, reforçou.

Já o prefeito Leonardo Pascoal ressaltou, através de seu perfil no Twitter, que este resultado é o melhor de toda a Região Metropolitana. “Isso é sinal da assertividade das ações e políticas públicas de segurança. Que sigamos assim, sem a perda de vidas”.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!