Foto: Polícia Civil/Divulgação
Da redação | Um servidor terceirizado da Prefeitura de Cachoeirinha, na Região Metropolitana, está sendo investigado pelo sumiço de 114 celulares de dentro do almoxarifado do prédio do Executivo Municipal. Na última terça-feira (30), a Polícia Civil cumpriu três mandados de busca e apreensão e conduziu ele para depoimento.
Além do acusado, outros seis suspeitos foram presos em flagrante por receptação, já que eles adiquiriram os aparelhos furtados em fevereiro deste ano. Uma dessas pessoas é a namorada do funcionário acusado. Ela trabalha no mesmo setor onde estavam os telefones. Sete dos 114 roubados, foram recuperados.
Conforme o delegado Leonel Baldasso, titular da 1ª Delegacia de Polícia, a responsável pelo almoxarifado notou que faltavam 114 aparelhos, ainda dentro das caixas, dos 335 comprados no final de 2018. Com isso, ela foi até a delegacia e registrou uma ocorrência. “Nos chamou a atenção que não havia sinais de arrombamento no local. Ou seja, tudo indicava que o crime tenha sido realizado por alguém que tinha acesso ao local”, comentou o delegado.
Com base nessas informações, a Polícia Civil solicitou às operadores que comunicassem quando as linhas fossem habilitadas. “Depois disso, conseguimos identificar quem estava com os aparelhos furtados”, pontuou.
De presente
Como falamos no inicio da reportagem, uma das flagradas com um aparelho furtado, foi a namorada do acusado. Para os policiais, ela relatou que tinha recebido o telefone dele como presente. Com esse depoimento, a polícia abordou o funcionário terceirizado – que foi realocado na Secretária de Obras – e o levou para a delegacia.
De acordo com o delegado, de forma informal, o acusado confirmou ter sido o responsável por pegar os aparelhos. Como não houve flagrante, ele será preso. Porém, vai responder pelo crime de peculato, que é apropriação indébita por parte do servidor público, com pena prevista de 2 a 12 anos de prisão, além de multa. Os outros detidos vão responder por receptação, podendo ficar de 1 a 4 anos na cadeia, além de multa.
Baldasso ainda destacou que aos poucos seguirá procurando mais receptadores e aparelhos furtados, conforme o repasse das habilitações de linhas por parte dasoperadoras de telefonia. Também vai apurar se há o envolvimento de mais servidores públicos.
O que diz a Prefeitura?
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Cachoeirinha informou que espera pela recuperação de todos os celulares e pela punição dos envolvidos. Porém, ressaltou que aguarda informações oficiais da polícia sobre a participação de funcionários.