ESTEIO | Loja Social leva agasalhos a moradores de rua

Foto: Divulgação

Da redação* | Um morador de rua, viu a movimentação de montagem das araras da Loja Social MĂłvel na Praça do ExpedicionĂĄrio (Praça do Soldado) pela equipe da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE) e por voluntĂĄrios do Conta Comigo, na noite da Ășltima quarta-feira (3), e decidiu se aproximar para ver o que estava acontecendo. Minutos depois, saiu com um casaco novo e um cobertor, alĂ©m de um cafĂ© com leite quentinho e um sanduĂ­che. Morador em situação de rua hĂĄ oito anos, costuma ficar prĂłximo a um supermercado da cidade. “Quem vive na rua fica muito debilitado, ainda mais nestas noites frias de inverno. Fico muito feliz que exista uma ação como essa. Agora estou quentinho”, comentou.

 Assim como ele, outras pessoas que nĂŁo tĂȘm endereço fixo e que enfrentam o frio nas calçadas ou em abrigos improvisados pela cidade aproveitaram a edição extra da Loja Social MĂłvel para pegar roupas, cobertores, calçados e fazer um lanche. Bastava, apenas, fazer um breve cadastro com a equipe da SMCTE. A secretĂĄria municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, Tatiana Tanara, acompanhou a atividade, assim como integrantes do setor de serviço social da secretaria, ĂĄrea responsĂĄvel pelo cadastro e atendimento a moradores em situação de rua. AtĂ© sexta-feira (5), o grupo farĂĄ abordagens estendidas, entre 18h e 20h, para atualização de cadastros das pessoas que vivem em espaços pĂșblicos de Esteio. SerĂŁo percorridos pontos nas ruas Theodomiro Porto da Fonseca e 24 de Agosto, na Avenida Presidente Vargas e no viaduto da Vila Pedreira.

Loja Social MĂłvel vai ao CEU e ao Votorantim na prĂłxima semana

A SMCTE organizou 13 ediçÔes da Loja Social MĂłvel para este ano. No projeto, cada pessoa tem o direito de retirar dez peças de roupas, cinco acessĂłrios e trĂȘs pares de sapatos. Para tanto, basta fazer um rĂĄpido cadastro com a equipe que estĂĄ posicionada nos estandes. AlĂ©m disso, os voluntĂĄrios tambĂ©m auxiliam as pessoas na seleção dos artigos.

Na próxima terça-feira (9), a atividade acontecerå no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Rua Rio Grande, 2363, das 13h30min às 16h30min. No mesmo horårio, na quinta-feira (11), serå a vez do Votorantim receber a ação, na Rua Ayrton Senna da Silva, 303.

Uma novidade deste ano Ă© o uso de um trailer para o transporte dos agasalhos que, enquanto a loja estĂĄ ocorrendo, pode ser utilizado como provador, para quem quiser experimentar as roupas. Os artigos foram arrecadados durante a Campanha do Agasalho da Prefeitura neste ano.

Quem quiser fazer doaçÔes pode levar as peças até a sede da SMCTE (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, até 1° de agosto, ou até as empresas parceiras com pontos de coleta (veja relação abaixo). Poderão ser doados agasalhos e roupas em geral, sapatos, roupas de cama e banho e cobertores.

No ano passado, foram arrecadadas 25,1 mil peças. Destas, 24,6 mil foram distribuídas em 13 ediçÔes da Loja Social Móvel, beneficiando 820 famílias. Essa forma diferenciada de entrega dos agasalhos leva as doaçÔes até os bairros e permite que as pessoas escolham entre os artigos aqueles que necessitam.

Em 2019, o principal foco da campanha, que tem como mote a pergunta “E se fosse para mim?”, Ă© despertar a empatia, que Ă© a capacidade de compreender o sentimento ou reação de outra pessoa, imaginando-se nas mesmas circunstĂąncias. A ideia Ă© que as pessoas, ao doarem as peças, imaginem o frio que muita gente sem condiçÔes de comprar agasalhos sentem no inverno e como elas gostariam de receber as doaçÔes. Com isso, a SMCTE quer fazer com as peças sejam entregues jĂĄ lavadas e em boas condiçÔes de uso, sem serem vistas como objetos de descarte.

*Com informaçÔes da Prefeitura de Esteio

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!