CANOAS | Felipão vai ganhar a medalha Pinto Bandeira nesta terça-feira

Foto: Palmeiras/ Divulgação

Da redação | O ex-técnico da seleção brasileira, Luís Felipe Scolari, mais conhecido como Felipão, vai ganhar a medalha Pinto Bandeira na próxima terça-feira (1°), em Canoas. A honraria máxima é concedida pelo município a um cidadão.

Além de Felipão, serão condecorados: Walter Galvani da Silveira, Francisco Ricardo Terres Trois, Ivo da Silva Lech, Jorge Uequed, Dirceu Franciscon, Cristina Sorrentino, Maria da Graça Galinatti Flach, Ivone Frare e Antônio Jesus Pfeil. As dez personalidades se destacaram nas áreas da comunicação, cultura, esporte, política e educação, ações que foram reconhecidas pelo prefeito Luiz Carlos Busato.

A solenidade de entrega da medalha acontece a partir das 19h30 no ParkShopping.

Confira o perfil dos condecorados

1) Walter Galvani da Silveira

Jornalista, escritor, professor e canoense. Um dos fundadores do jornal “Expressão”, atuou no “Correio do Povo” de Porto Alegre, onde iniciou sua carreira na Academia Rio-Grandense de Letras. Atualmente, ocupa a cadeira de número 25.

2) Francisco Ricardo Terres Trois

Historiador pós-graduado em Memória Social e Identidades pela Ulbra. Campeão estadual e sul-americano de Xadrez, tendo participado de várias Olimpíadas, mundiais e torneios internacionais. Recebeu os títulos de Árbitro e Mestre de Xadrez.

3) Ivo da Silva Lech

Advogado e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Unisinos. Foi vereador em Canoas de 1983 a 1986 e deputado federal em 1986 pelo Rio Grande do Sul. Atuou como secretário do Desenvolvimento Econômico e Controlador-Geral de Canoas.

4) Jorge Uequed

Advogado e jornalista. Vereador de Canoas em 1968 por dois mandatos e deputado federal pelo Rio Grande do Sul durante cinco mandatos, de 1974 a 1994. Fundou o Comitê Nacional em Defesa dos Aposentados e Pensionistas.

5) Dirceu Franciscon

Deputado Estadual, é técnico em contabilidade e especialista em orçamento da União. Assessor parlamentar da Câmara dos Deputados de 2008 a 2016. Antes de ser eleito deputado estadual em 2018, foi o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul.

6) Cristina Sorrentino

Formada em canto erudito em Madri, na Espanha. Citada pelo jornal Zero Hora como a “voz que cala os presidentes”, por interpretar o hino nacional em mais de 400 eventos estaduais e nacionais. Já cantou ao lado de Daniela Mercury e Luiggi Baricelli.

7) Maria da Graça Galinatti Flach

Nutricionista e especialista em língua inglesa, com certificado de proficiência pelas universidades de Michigan (USA) e Cambridge, na Inglaterra. Atualmente, estuda pós-graduação em Psicologia Positiva na PUCRS. Diretora dos Parceiros Voluntários de Canoas.

8) Ivone Frare

Professora graduada em pedagogia na FEEVALE. Especialista em metodologia do Ensino Superior na Ulbra. Diretora de Cultura do município por várias administrações. Uma das idealizadoras da Semana Farroupilha no Parque Eduardo Gomes, hoje coordena a Casa dos Rosa.

9) Antônio Jesus Pfeil

Nasceu em Santa Rita, no dia 7 de outubro de 1939. Ajudou a fundar o centro de pesquisadores do Cinema Brasileiro e a promover a primeira mostra de cinema nacional em Gramado. Venceu três Kikitos, com os curtas “Cinema Gaúcho dos Anos 20”, “O Leão do Caverá” e “Porto Alegre Adeus.”

10) Luis Felipe Scolari

Conhecido como Felipão, é técnico e ex-jogador de futebol. Conquistou o Pentacampeonato da Copa do Mundo com a Seleção Brasileira em 2002. Treinou clubes importantes como o Grêmio e o Palmeiras, com os quais conquistou a Copa Libertadores da América.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!