Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, está aberto, mas pode fechar à tarde

Uma reunião entre a administração e a prefeitura deve definir o que vai acontecer nas próximas horas no hospital

O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) funcionou normalmente na manhã desta terça-feira (4). Ontem, o Corpo Clínico da instituição emitiu uma nota informando que não tinha mais dinheiro para manter os atendimentos.

Horas após o comunicado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que uma conversa com a administração do hospital, garantiu o atendimento de casos de emergência e consultas essenciais nas últimas horas. Porém, o Executivo Municipal sinalizou preocupação com o assunto e acionou o Ministério Público. O órgão, inclusive, participa de uma reunião entre a prefeitura, o Simers e a administração do Graças às 13h.

O encontro deve discutir o que está acontecendo no hospital. A previsão é que seja definido o que vai acontecer na instituição durante as próximas horas. O fechamento por falta de recursos não está descartado, conforme fontes ouvidas por Agência GBC.

Por meio de nota, a prefeitura informou que “não há atraso no repasse de verbas ao hospital, que é privado e vende serviços ao município. Já que houve um adiantamento de valores, além do repasses de valores referentes ao combate ao coronavírus e a distribuição de medicamentos.”

Falta até seringas

Referência para mais de 150 municípios em oncologia e traumatologia, o Hospital Nossa Senhora das Graças pegou muita gente de surpresa com a notícia da paralisação, pois a casa de saúde, recentemente, incorporou mais 10 leitos de UTI para uso pelo SUS – o que foi possível com a entrega de novos respiradores –, reforçando o cuidado de casos mais complexos de coronavírus.

Em nota, assinada pela diretora do corpo clínico, Renata Rockenbach, o HNSG não tem condições mínimas de continuar em funcionamento. “Faltam insumos básicos, dentre eles seringas, gazes, látex de aspiração e todo e qualquer tipo de analgésico”, informa a instituição.

Além disso, o Gracinha comunica que há atrasos no pagamento de honorários e salários. “As equipes que prestam serviços ao hospital, sem receber honorários básicos desde maio de 2020 e também sem receber parcelas do acordo de um ano de atraso salarial, se nega a continuar nessas condições sem recebimento de um mínimo e também sem as condições mínimas”, finaliza.

Nota do corpo clínico do Hospital Nossa Senhora das Graças

Venho por meio deste informar que o corpo clínico definiu por paralisar todos atendimentos, inclusive de emergência, pois o Hospital Nossa Senhora das Graças, não tem condições mínimas de continuar em funcionamento. Faltam insumos básicos, dentre eles seringas, gazes, látex de aspiração e todo e qualquer tipo de analgésico. As equipes que prestam serviços ao hospital, sem receber honorários básicos desde maio de 2020 e também sem receber parcelas do acordo de um ano de atraso salarial, se nega a continuar nessas condições sem recebimento de um mínimo e também sem as condições mínimas.

Dra. Renata Rockenbach
Diretora do Corpo Clínico do HNSG

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!