Cogestão do distanciamento controlado abre caminho para novas flexibilizações em Canoas

Regras da bandeira vermelha poderão ficar mais brandas, se isso for consenso da maioria dos prefeitos da região

Um decreto a ser publicado ainda nesta segunda-feira (10) vai prever a gestão compartilhada entre governo estadual e municípios do sistema de distanciamento controlado. Trata-se da principal mudança desde que o modelo foi elaborado, em maio, pelo próprio Estado. A cogestão foi debatida pelo Piratini com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). A divisão das responsabilidades do sistema com as prefeituras abrirá espaço para novas flexibilizações das atividades econômicas. A ideia é que as regiões possam definir protocolos de enfrentamento ao coronavírus. As medidas regionais deverão apresentar justificativa técnica e passar por aprovação de, pelo menos, dois terços dos votos dos prefeitos.

O protocolo estabelecido pelos municípios terá de obedecer aos níveis de risco estabelecidos pelo Estado. Ou seja, seguem vigorando as bandeiras amarela, laranja, vermelha e preta. A diferença é que cada região poderá adotar regras menos rígidas. Por exemplo: a região que for classificada na bandeira vermelha pode aplicar regras mais brandas que as atuais, mas não menos restritivas do que a bandeira imediatamente inferior, no caso, a laranja.

Definido, o protocolo seguirá para análise do Estado, que poderá ajustá-lo conforme a necessidade. A regra regional entrará em vigor 48 horas depois de ser submetida ao governo estadual, podendo valer por tempo indeterminado. De qualquer maneira, o Estado manterá a atualização semanal das bandeiras do distanciamento controlado e os prazos recursais para os municípios e associações.

Na 14ª rodada do sistema de distanciamento controlado, a região de Canoas segue sob a vigência da bandeira vermelha, pela oitava semana seguida. Segundo o governador Eduardo Leite, a região apresentou uma relativa estabilidade, mas o quadro ainda inspira cuidados. Os registros de hospitalizações por coronavírus cresceram 12,5%.

Dessa vez, as restrições da classificação de alto risco (vermelha) estão mais brandas, por conta de uma alteração emitida pelo Governo do Estado, que flexibilizou a abertura do comércio não essencial e de restaurantes, em dias e horários determinados.

As bandeiras definitivas passam a valer nesta terça-feira (11), sendo válidas até a próxima segunda-feira (17).

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!