Após manter Canoas na vermelha, Leite recebe 10 pedidos para trocar de bandeira no RS

321 municípios estão classificados em bandeira vermelha

Esgotadas as 36 horas do prazo estabelecido, o Governo do Estado contabilizou, na manhã deste domingo (23), 10 pedidos de reconsideração enviados por municípios e associações regionais sobre o mapa preliminar da 16ª rodada do distanciamento controlado.

Leia também >> POR QUE VERMELHA? hospitalizações subiram 21% e ainda preocupam na região de Canoas

Trata-se do menor número de recursos enviados desde que a possibilidade de recurso foi implementada, na sétima rodada. Divulgado na sexta-feira (21), o levantamento preliminar apontou 13 regiões com bandeira vermelha (alto risco) e oito com laranja (risco médio).

Não houve pedido de bandeira laranja para amarela – todas as solicitações são de municípios e regiões preliminarmente em vermelho que pedem a bandeira laranja. No domingo passado (16), o mapa preliminar recebeu 28 recursos sobre as 16 regiões em bandeira vermelha.

As 13 regiões preliminarmente classificadas pela bandeira vermelha, ou seja, com risco alto para o contágio por coronavírus são Santa Cruz do Sul, Lajeado, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santo Ângelo, Santa Rosa, Capão da Canoa, Guaíba, Porto Alegre e Pelotas.

MUDANÇAS

Desde o dia 11 de agosto, o governo do Estado decretou a possibilidade de gestão compartilhada do modelo de Distanciamento Controlado para regiões Covid e seus respectivos municípios que quiserem estabelecer protocolos regionais mais brandos.

Nove regiões deram entrada com pedidos e todas já estão habilitadas: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas e Lajeado. Dessas regiões, 207 municípios optaram por adotar os protocolos regionais. Canoas é um deles.

Conforme o mapa preliminar da 16ª rodada, 321 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha, somando 8.122.796 habitantes, ou seja, 71,7% da população gaúcha (total de 11.329.605 habitantes).

Desses, 138 municípios (680.792 habitantes, 6% do RS) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

Os pedidos de reconsideração serão avaliados pelas equipes técnicas do governo. A decisão será tomada pelo Gabinete de Crise nesta segunda-feira (24) e, à tarde, o mapa definitivo, vigente a partir de terça (25), será divulgado pelo governador Eduardo Leite.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!