Criminoso de Esteio comprava coisas pela internet, mas não pagava é preso em São Leopoldo

Ele se dedicava a aplicar golpes em negociações envolvendo eletrônicos.

Um homem foi preso pelos policiais civis da Delegacia de Esteio, que estava sendo investigado durante dois meses por crime de estelionato, na manhã desta terça-feira (10), no bairro Campina em São Leopoldo.

Segundo o levantamento do Setor de Investigações, o criminoso usava nomes falsos nas redes sociais, procurava por anúncios nas plataformas de venda de produtos e atraia as vítimas com fotos de dinheiro. No momento da compra o criminoso realizava falsos depósitos bancários, através do método conhecido como “envelope vazio”.

De acordo com a polícia, o golpe do envelope vazio é uma prática comum entre estelionatários, onde o criminoso se aproveita da boa-fé das vítimas, enviando comprovantes de depósitos realizados. Porém, esses depósitos não existem, pois foram feitos com um envelope vazio, sem qualquer quantia, deste modo não são compensados pelo banco. A vítima, por um descuido, não percebe que o comprovante não confirma que o dinheiro entrou na sua conta e entrega a mercadoria para o criminoso.

Segundo a Polícia Civil, o cumprimento do Mandado de Busca e Apreensão resultou na apreensão de R$ 17 mil, e também na prisão preventiva do criminoso. Ele se dedicava a aplicar golpes em negociações envolvendo eletrônicos.

A Delegada Clarissa Demartini referiu “que a equipe da Delegacia de Esteio descobriu ainda que foram aplicados mais de sete golpes durante o curso da investigação. O criminoso ainda mandava a vítima entregar a mercadoria para um motorista de aplicativo, conseguindo manter uma maior discrição na aplicação do golpe”.

O Delegado Mario Souza, Diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana – 2ª DPRM, Regional de Canoas, afirma que “o combate a esse tipo penal demanda aprofundamento de detalhes na investigação, é uma ação complexa e cada vez mais comum.” E Souza explica que “as vítimas devem procurar imediatamente a Polícia quando passarem por esse tipo de situação.”

O preso foi encaminhado ao sistema prisional.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!