ALERTA: Canoas pode entrar na bandeira preta nesta sexta

O anĂșncio serĂĄ feito no final da ta

Canoas pode terminar esta sexta-feira (18) na bandeira preta dentro do sistema de distanciamento controlado. HĂĄ cinco semanas, a cidade estĂĄ sob a vermelha no modelo.

Quem fez o alerta de mudança, nesta semana, Ă© o secretĂĄrio municipal de SaĂșde, Fernando Ritter. Ele justifica isso com o agravamento em alguns dos 11 indicadores que classificam a cor da bandeira. Nessa lista, por exemplo, estĂŁo o nĂșmero de leitos disponĂ­veis na regiĂŁo em que a cidade se encontra no sistema e no nĂșmero de pacientes recuperados. “Houve um aumento muito grande de pessoas contaminadas e a taxa de transmissĂŁo tambĂ©m aumentou muito na regiĂŁo em geral. Outra questĂŁo Ă© o fato do aumento de ocupação de leitos clĂ­nicos, UTI e UTI nĂŁo Covid-19. Esses indicadores fizeram subir a mĂ©dia no sistema”, explica.

De acordo com o secretĂĄrio, Canoas atingiu a marca de 2,24 pontos e, por isso, seguiu na bandeira vermelha. O problema Ă© que a partir da marca de 2,50 pontos, a regiĂŁo passa a ser classificada como bandeira preta. “O fato de as pessoas terem relaxado na questĂŁo do isolamento social e nos cuidados, foi o que nos fez aumentar a chance de ir para a bandeira preta. Estamos num patamar acima de dois pontos. Foram raras as vezes que ficamos num patamar acima de dois. As pessoas relaxaram muito e encontros familiares aumentaram a contaminação”, pontua.

Desejo de ficar longe da bandeira preta

Ainda durante entrevista para a AgĂȘncia GBC, Ritter informou que a prefeitura jĂĄ planejou algumas medidas para tentar reverter esse quadro. “Suspendemos procedimentos eletivos para aumentar o nĂșmero de leitos disponĂ­veis e assim atender a mais pacientes dentro do hospital. Vamos dar inĂ­cio a uma nova fase de açÔes com carros de som nas comunidades para conscientizar as pessoas. Iremos aumentar a fiscalização dos locais que nĂŁo cumprem os protocolos da bandeira que estĂĄ em vigor”, finalizou.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!