Prefeita com “um Cromossomo A +” toma posse em Esteio

A ação faz alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Um sorriso lindo e um olhar muito curioso para o crachá que acabara de receber. Essa foi a reação da pequena Ana Clara Ávila Greff, de pouco mais de três anos, ao ser “empossada” como Prefeita com um Cromossomo A+, edição 2021, pelas mãos do prefeito Leonardo Pascoal. No colo da mãe, ela não economizou carisma e simpatia. Escolhida através de sorteio, ainda em 2020, a pequena recebeu também um “diploma” de prefeita.

Este ano, a ação, que faz alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março foi realizada numa parceria entre a Administração Municipal, por meio das secretarias de Educação (SME), da Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) e da Saúde (SMS), com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A posse dos pequenos gestores aconteceu na quinta-feira (18), na residência de cada criança, respeitando os protocolos de segurança sanitária.

Em todas as posses simbólicas, os titulares dos cargos se fizeram presente. O vice-prefeito, Jaime da Rosa, diplomou o pequeno Vitor Miguel de Azevedo Velho; a secretária de Educação, Tatiana Tanara, “entregou o cargo” à Melissa Santos Viñas, e as titulares da SMS e SMCDH, Ana Boll e Katiane Marques, empossaram, respectivamente Laerte Kohn Garcia e Ian Selau Machado.

Para Pascoal, trata-se de uma ação que promove a igualdade, por meio da inclusão, rompendo a ignorância e o preconceito que algumas pessoas ainda carregam, pela falta de conhecimento. “É uma atividade que nos encanta e nos alegra muito, especialmente pela reação das crianças. Este ano foram escolhidos, de forma simbólica, representantes “bebês”, não adolescentes, como nos anos anteriores e, ver esse sorriso, transforma nosso dia. A promoção da inclusão é isso, estimular e fazer com que todos sintam-se inseridos na nossa sociedade”, observou o prefeito.

O nome do projeto

A síndrome de Down, causada pela presença de três cromossomos 21 na maior parte ou totalidade das células do indivíduo, não é uma doença. A síndrome é uma condição que exige a atenção dos pais assim que a criança nasce. Tendo 47 cromossomos e não 46, não há o que se possa fazer para evitar que ocorra a trissomia do cromossomo 21 na hora da concepção da criança.

Pessoas com síndrome de Down são capazes de ler, escrever e levar uma vida autônoma. As crianças devem frequentar normalmente a escola e socializar com os colegas. Suas características únicas são seu principal destaque, sendo extremamente carinhosos e capazes de ocupar seu lugar na sociedade.

Gestores com um Cromossomo A+ 2021

Prefeita – Ana Clara Ávila Greff

Vice-prefeito – Vitor Miguel de Azevedo Velho

Secretário de Saúde – Laerte Kohn Garcia

Secretário de Cidadania e Direitos Humanos – Ian Selau Machado

Secretária de Educação– Melissa Santos Viñas                  

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!