Emília não espera para nascer e mãe tem parto de emergência em UPA de Canoas

A bolsa da mãe estourou quando ela estava no Uber

A pequena Emília não esperou chegar no hospital e mudou a rotina dos profissionais da UPA Liberty Dick Conter no bairro Mathias Velho, em Canoas. Nesta segunda-feira (5), eles realizaram o parto de emergência da Claudiana Borges dos Santos.

Leia mais notícias de Canoas

Moradora do Bairro Mathias Velho, Claudiana e o marido, Luiz Antônio Oliveira, chamaram um Uber para levá-los até Hospital Universitário de Canoas (HU) quando se iniciaram as contrações. A gestante já estava no carro quando a bolsa estourou e ela percebeu que a criança já estava nascendo. “O motorista do Uber ligou para a Brigada Militar pedindo auxílio e no caminho paramos no posto dos policiais. Eles nos orientaram para irmos à UPA Dick, que era mais próxima”, lembra a mãe.

Quando o Uber, escoltado pela Brigada Militar, estacionou no pátio da unidade, a equipe de saúde iniciou os atendimentos e, em menos de cinco minutos, Emília já estava nos braços da mãe. “Foi tudo muito rápido. Deu tempo apenas de tirarmos a gestante do veículo e a colocarmos na maca”, conta o enfermeiro Everton Benhur Tasso de Quadros, coordenador da UPA Dick, que auxiliou o médico André Gorgen a realizar o parto. A pequena Emília nasceu saudável, de parto normal, pesando 3,1 Kg e medindo 47 cm. 

Apesar de rápido, para que tudo desse certo, o atendimento envolveu ainda as técnicas em enfermagem Daiane Moraes, Eliane Malaquias e Sara Soares e o enfermeiro Samuel Anjos Santos. “Naquele momento, cada integrante da equipe foi fazendo o que era necessário e, no final, tudo deu certo. Foi uma imensa felicidade realizarmos este parto, pois aqui não somos referência para gestantes”, conta o coordenador Everton Benhur.

A mãe lembra que, apesar da ansiedade, a equipe da UPA fez com que ela ficasse tranquila e tudo corresse da melhor maneira possível. “A equipe de médicos e enfermeiros foi maravilhosa. Quando viram que a neném já estava nascendo, agiram muito rápido e tudo deu certo. Apesar do susto, fiquei muito feliz”, relata Claudiane.

Após o nascimento, mãe e filha foram encaminhadas para o HU, onde fizeram os demais atendimentos. “Aqui no hospital, recebemos fomos examinadas e constatamos que, graças a Deus, estamos muito bem. O acolhimento e a tranquilidade que me passaram foi fundamental”, diz a mãe ao lembrar que a previsão do nascimento de Emília era para o dia 15 de abril. A família agora conta os dias para se reencontrar em casa e comemorar o aniversário do filho mais velho, que completa dois anos, nesta quinta-feira.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!