ENTENDA DIREITO: Pagando a multa o que acontece com os pontos?

Toda multa de trùnsito possui valor a pagar, pois esta pena é dita pecuniåria, tem intuito de doer no bolso do condutor para evitar que cometa novamente a autuação

Cléber Thomazi | OAB/RS 115.336

Um questionamento que muitos me fazem é quanto ao pagamento da multa, o que ocorre com a pontuação? E quando os pontos deixam de surtir efeito na carteira de habilitação(CNH).

Leia mais colunas de ENTENDA DIREITO

Nem toda autuação de trĂąnsito gera pontuação, multa para pagar, ou pena na CNH, pois algumas infraçÔes podem gerar apenas uma advertĂȘncia por escrito, que seria notificação para alertar o condutor, porĂ©m sem pena a cumprir nem valor a pagar. JĂĄ, toda multa de trĂąnsito possui valor a pagar, pois esta pena Ă© dita pecuniĂĄria, possui valor, tem intuito de doer no bolso do condutor para evitar que cometa novamente a autuação.

Assim, a multa pecuniåria é apenas uma das puniçÔes ligadas a autuação de trùnsito. A maioria das multas geram pontuação no prontuårio, digo isso, pois as as infraçÔes que preveem no próprio artigo uma punição de suspensão da carteira não chegam a somar pontuação. Caso acontecesse de somar pontuação além do processo que jå gera automåtico, seria o que chamamos em direito de bis in idem, que significa dupla punição pelo mesmo ato, vedado pelo direito Brasileiro. Portanto quando o condutor pagar a multa, ele cumpre uma parte da pena, restando ainda a pontuação ou o processo de suspensão no caso de previsão legal para tal, exemplo multa de recusa de bafÎmetro.

A pontuação nĂŁo sai do prontuĂĄrio quando a multa for paga, mas sim, apĂłs 12 meses do dia em que ela foi emitida, e caso nĂŁo some pontuação para processo de suspensĂŁo. No caso de infraçÔes anteriores a 12 de abril de 2021, 20 pontos, e a partir dessa data atĂ© 40 pontos. Ou seja, depois de 12 meses, se nĂŁo Ă© uma multa que prevĂȘ processo de suspensĂŁo no prĂłprio artigo, e caso nĂŁo tenha somado pontuação para instaurar a suspensĂŁo, a pontuação expira, nĂŁo gerando mais prejuĂ­zos.

Caso a infração gere processo de suspenção direto, sem necessitar somar pontos, essa infração terå a validade de até 5 anos para gerar bloqueios na CNH. Essa contagem serå realizada da data da infração, até o data da instauração do processo de suspensão. No mesmo prazo o condutor poderå requerer a anulação na via judicial.

Então, esclarecendo, pagar a multa não exclui os pontos da CNH, nem anula o processo de suspensão. O pagamento da multa também não interfere no processo de recurso da multa, pois não serå considerado um aceite da pena, visto que as penas são independentes. Assim como se o condutor tiver uma pena administrativa de suspensão da CNH, e uma punição criminal, o cumprimento de uma não anula o cumprimento da outra, nos casos em que a multa possa gerar processo criminal.

Assim, espero pode ter esclarecido algumas dĂșvidas a respeito da regularização fundiĂĄria urbana. Abaixo segue meu contato, caso tenha alguma dĂșvida jurĂ­dica, com relação ao direito de trĂąnsito ou Direito ImobiliĂĄrio, pode me enviar, que espero poder trazer as respostas neste canal.

Cléber Thomazi | OAB/RS 115.336
Instagram: @thomaziassessoria
Facebook: @thomaziassessoriars
www.thomaziassessoria.com.br

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!