Hospital ‘Gracinha’, em Canoas, ganha mais 60 novos leitos

O hospital agora passa a contar com mais de 300 leitos

Receba as notícias de Agência GBC no WhatsApp

Foi reinaugurada nesta quinta-feira (11) a Ala 4 do Hospital Nossa Senhora das Graças de Canoas. Ela é a última unidade de internação a passar por obras de modernização. São 60 novos leitos que estão a disposição da comunidade.

Em visita ao novo espaço, o prefeito Jairo Jorge recordou que quando assumiu a gestão, em janeiro, encontrou um hospital com menos de 150 leitos disponíveis. “Encontrei uma estrutura precária, com apenas 118 leitos funcionando. Trabalhamos muito para colocar novamente o Gracinha nos eixos, e com a ajuda desta nova gestão oferecemos hoje serviços de qualidade e voltamos a contar com os 303 leitos que tínhamos antes do hospital ser entregue a uma empresa sem lastro para administrá-lo”, aponta.

A Ala 4 é exclusiva para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a reforma na estrutura, ela ganhou novas instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas. Todos os 13 quartos têm ar-condicionado e televisão. O espaço foi batizado de Walmor Solano Herrman. “Ele dedicou mais da metade de sua vida a este hospital”, enfatiza a filha do médico, Cristina Herrmann.

Reformas em todo o hospital  

Na solenidade de inauguração, Jairo destacou que encontrou todo o hospital em situação precária, inclusive, a Ala 2, que atende convênios. As Alas 1 e 3, que atendem ao SUS, também passaram por reformas. “Em fevereiro, nos antecipamos à segunda onda de Covid-19, e começamos a recuperar 45 leitos para o tratamento da doença, que ficaram prontos em 30 dias. Depois, criamos o pioneiro Ambulatório Pós-Covid, para tratar os pacientes com sequelas. Diante do risco de apagão, adquirimos um gerador que dá segurança energética ao hospital. Implantamos o terceiro turno de cirurgias, que permite que tenhamos mais de 1,2 mil cirurgias por mês. Assim como a locação do mamógrafo, que realiza 1,2 mil exames mensais. Mas ainda há muito a realizar.”

O próximo passo da reforma no hospital, segundo Jairo, é recuperar o prédio do HNSG.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!