Crianças a partir de 5 anos serão vacinadas contra a Covid-19

A decisão é da Anvisa

Receba as notícias de Agência GBC no WhatsApp

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira (16) a vacinação para crianças contra a Covid-19. De forma emergencial, será usada a Pfizer. O imunizante que será usado no público de cinco a 11 anos tem 1/3 da fórmula já aplicada no Brasil para quem tem acima de 12 anos.

Após estudos, a Anvisa concluiu que a vacina da Pfizer, quando aplicada em duas doses, pode ser eficaz na prevenção de casos graves da covid-19 em crianças. Chamada de dose pediátrica, o imunizante que será aplicado no público de cinco a 11 anos é diferente e, portanto, não poderá ser utilizado o de adultos de maneira diluída.

A vacina da Pfizer aplicada em adolescentes e adultos possui a dosagem alta, de 30 microgramas. Já a das crianças terá 10 microgramas. Além disso, o frasco possui características e cores diferentes, para que não haja confusão das equipes de saúde. A dos adultos e adolescentes é roxa, e a das crianças é com tampa laranja.

Mesmo com a decisão da Anvisa, a vacinação em crianças não começa de imediato. Isso porque o Brasil não possui ainda essa vacina específica para a faixa etária de cinco a 11 anos. De acordo com a Pfizer, o contrato fechado com o Ministério da Saúde para a compra de mais vacinas em 2022 – 100 milhões de doses, podendo ser ampliado para 150 milhões – já engloba a disponibilização ao governo brasileiro dos imunizantes para crianças. Porém, o laboratório não confirmou ainda um cronograma de entrega.

O Ministério da Saúde, responsável pela operacionalização da vacinação, ainda não se manifestou oficialmente.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!