Centro de Canoas ganha novo posto de saúde

O local vai ter mais de 10 consultórios

Receba as notícias de Agência GBC no WhatsApp

A Prefeitura de Canoas entregou nesta segunda-feira (20) a nova Unidade Básica de Saúde Santa Isabel, que passa a atender na Rua Frei Orlando, 141, Centro, no prédio onde funcionava o antigo Centro de Saúde. Além dos atendimentos em Atenção Primária em Saúde, que já são oferecidos na Unidade, o investimento de mais de R$ 1,4 milhão vai possibilitar novos serviços, como a implantação de um ambulatório das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e Consultório de Telemedicina. Também será uma das unidades referência no atendimento aos imigrantes que residem em Canoas.

Na entrega à comunidade, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, lembrou da antiga estrutura que funcionava na Rua Cel. Vicente, em um espaço pequeno e antigo. ”O local era precário, absolutamente inadequado e os colaboradores, diariamente, viviam com muita dificuldade para conseguir atender a população. Aqui foi feito mais do que estava previsto, com muita qualidade e excelência, tornando esta unidade uma referência, completamente diferente do que tínhamos no outro espaço.”

A UBS Santa Isabel passa a contar com recepção, sala de espera, sala de triagem, 8 consultórios médicos, três consultórios odontológicos, sala de reuniões, vestiários, cozinha, banheiros, Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e Consultório de Telemedicina.

Atualmente, a unidade possui 16 mil pessoas cadastradas, que recebem atendimentos clínicos, psicológicos e de saúde bucal, além de realizarem no local outros procedimentos, como orientações em saúde, vacinas, curativos, entre outros. Diariamente, são realizadas, em média, 65 consultas, 32 atendimentos odontológicos, dez com a equipe de enfermagem, 35 acolhimentos e mais 12 intervenções feitas pela equipe do Consultório na Rua.

Atenção aos moradores de rua

A partir do projeto Consultório na Rua, uma equipe de saúde percorre a cidade oferecendo atendimento às pessoas que vivem em situação de rua. Além de verificar o estado geral de saúde, quando detectado algum problema, o paciente é encaminhado para exames e, em casos mais graves, para internação.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!