Menina de 2 anos morre esperando um leito de UTI

A menina nĂŁo resistiu a espera

Receba as notĂ­cias de AgĂȘncia GBC no WhatsApp

A menina Betina Bessa Mendes de 2 anos e 10 meses morreu no Ășltimo sĂĄbado (1°) enquanto aguardava um leito de pediĂĄtrico em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital de Cruz Alta. O Ăłbito veio apĂłs um choque sĂ©ptico.

A criança estava na fila para tratamento especializado no Hospital São Vicente de Paulo. A equipe médica tentou leitos em hospitais de Santa Maria, Passo Fundo, Santa Rosa e até Rio Grande, mas não havia vagas.

Betina teve uma gastroenterite que evoluiu para uma septicemia – quando uma bactĂ©ria infecta a corrente sanguĂ­nea –. Com isso, houve infiltração de lĂ­quido nos pulmĂ”es, falĂȘncia renal e necessidade de hemodiĂĄlise. Diante do quatro, a menina precisava de um cirurgiĂŁo pediĂĄtrico para colocação de um acesso profundo no peito, necessĂĄrio para levar medicamentos que debelassem a infecção. O procedimento sĂł poderia ser feito em uma UTI.

Enquanto o hospital tentava vaga em UTI de outros municĂ­pios, a famĂ­lia acionou a Justiça na noite de sexta-feira (31). Menos de 12 horas depois, veio a decisĂŁo favorĂĄvel que mandava Betina ser levada para um leito de UTI em Passo Fundo. A vaga seria paga pela Secretaria Estadual de SaĂșde, na rede hospitalar privada. PorĂ©m, Betina morreu antes de ser transferida.

A reportagem de AgĂȘncia GBC tenta contato com a Secretaria Estadual de SaĂșde para entender o motivo da falta de leitos e a demora para que a transferĂȘncia fosse realizada.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!