ELEIÇÕES 2022 | Bolsonaro cresce nas pesquisas e preocupa petistas

Ex-presidente Lula continua a frente nas pesquisas.

Foto: Pedro Ladeira/FolhaPress

Pesquisa eleitoral Ipespe divulgada na última sexta-feira (22) gera preocupação em alas petistas, que chegaram a cogitar uma vitória em primeiro turno do ex-presidente Lula (PT). O ex-governante continua na liderança, com 45 pontos nas intenções de voto. Mas, diferente do que imaginavam especialistas, a campanha do atual presidente não desidratou.

Bolsonaro (PL) subiu de 26% em fevereiro para 31% em abril. O percentual daqueles que avaliam o governo como bom ou ótimo também cresceu de 30% para 35%. Um claro avanço da direita para o próximo pleito, sobretudo após a saída de Sérgio Moro (União Brasil) da disputa.

A ideia de uma terceira via está cada vez mais distante. Ciro Gomes (PDT) continua sendo o terceiro colocado, com 8% das intenções de voto. O ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que deixou o mandato para ficar disponível nas eleições, aparece afrente do atual candidato do PSDB, João Dória. O ex-governador de São Paulo acumula 3%, enquanto Leite chega em 4%.

Conforme a pesquisa Ipespe, Bolsonaro perderia para Lula e para Ciro em um segundo turno, ganhando apenas de João Dória. No dia 6 de agosto a CNN realiza o primeiro debate entre os candidatos.