Trem que saiu de Canoas descarrila e libera 60 mil litros de produto inflamável

Administradora afirma que parafusos, travessas e trilhos possam ter sido removidos no trecho ferroviário na saída do viaduto. 

As três locomotivas que saíram dos trilhos na manhã desta segunda-feira (21), na Ferrovia do Trigo (EF-491), em Guaporé podem ter sido descarriladas por um ato de vandalismo.

Pode ter havido retirada de parafusos dos trilhos e agora, a região de Passo Fundo está sujeita a ficar sem combustível.

O incidente afetará diretamente a região que já sente problema no abastecimento regional. “Uma das alternativas deve ser através de caminhões que devem levar combustível de Canoas para Passo Fundo, o que consequentemente acarretará no aumento dos preços.

Vale ressaltar que no momento a área rural da região está em plena colheita e plantio das lavouras. Para que os trabalhos prossigam, é indispensável o uso de combustível nas máquinas agrícolas.

NOTA A IMPRENSA

A empresa Rumo, responsável pela locomotiva, deve investigar a possibilidade de o acidente ter sido causado por vandalismo. Não se pode excluir que parafusos, travessas e  trilhos possam ter sido removidos no trecho ferroviário na saída do viaduto. 

Técnicos da Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam) foram informados e estão verificando os estragos causados ​​pelo combustível que vazou de um dos vagões na mata e no córrego. 

Em nota, a empresa Rumo, responsável pelo trem, informou à imprensa

“Três locomotivas e um vagão descarrilaram na altura do km 50 da ferrovia em Guaporé (RS) por volta das 5h desta segunda-feira (21/11). O trem seguia de Canoas para Passo Fundo e não houve feridos. Equipes da concessionária trabalham para liberação da via férrea e no monitoramento ambiental do local. A empresa vai investigar o que causou o acidente”. Assessoria de Imprensa Rumo

Segundo a Rumo, o maquinista era o único a bordo e não se feriu. Para escapar do acidente, ele teria saído por uma das janelas,

O trem teria saído de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, com destino a Passo Fundo, no norte do Estado. Segundo informações da Rádio Aurora, o maquinista disse que após passar por um viaduto, na comunidade de Ernesto Alves, a primeira locomotiva descarrilou e, ainda puxando forte, andou descontroladamente por cerca de 50 metros até bater na parede de pedra.

Outras duas máquinas e um dos vagões contendo cerca de 60 mil litros de produto inflamável também descarrilaram. 

 A movimentação de  locomotivas e vagões não está prevista para ser concluída.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!