Atletas gaúchos conquistam 35 medalhas na 23ª edição das Olimpíadas especiais das APAES 

No mês de dezembro, ocorreram os jogos da 23ª edição da Olimpíada Nacional das Apaes. Após cinco dias de competições acirradas, os atletas da delegação do Rio Grande do Sul retornaram para seus municípios de origem. Foram 35 medalhas conquistadas em seis modalidades no maior evento paraesportivo organizado pela Federação Nacional das Apaes (FENAPAES). Ocorrido em Aracaju (SE), de 5 à 10 de dezembro, as competições bateram número recorde de participantes, mobilizando cerca de 1.600 pessoas do movimento apaea no de todo o país.

Foram 91 atletas gaúchos participandodas competições de Atletismo, Futsal, Futebol Sete (Society), GinásticaArtística, Ginástica Rítmica, Handebol, Natação, Tênis de Mesa, Capoeira eBocha.

Os primeiros colocados do Rio grandedo Sul foram Luciano Silva Bueno, de Feliz, na categoria BC2 de Bocha, Letíciade Oliveira de Bohm, na Ginástica Rítmica com arco, Caroline Bochese Torres, nacorrida de 800 metros, Antonio da Costa, no Lançamento de Dardo, Mateus Pereirada Silva, na corrida down 50 metros, Stefani Fritscher Bilhar, na caminhada 25metros, e Fernando Fontoura de Almeida, no Salto em Distância. Também de Feliz,Vitória Lisboa ficou com o 2º lugar na modalidade Bocha BC3.

Paulo Antoni, coordenador de esportesda Federação das Apaes do Rio Grande do Sul (FEAPAES-RS), ressalta o esforço edeterminação dos atletas durante o evento: “Todos representaram muito bem onosso Estado, foram guerreiros ao extremo, mesmo com todo esse calor local”.

O evento estimula a açãoparticipativa e integrada de atletas, profissionais, dirigentes e familiares, atravésdo esporte e lazer em um ambiente saudável. “Há um tempo, os alunos ficavammais escondidos, não eram apresentados à sociedade. Aqui, eles são mostradoscomo atletas, valorizando o potencial que têm e que podem alcançar”, enfatiza Paulo.

Com o objetivo de dar visibilidade àspotencialidades da pessoa com deficiência intelectual e múltipla através doesporte, as Olímpiadas ocorrem a cada três anos, desde 1973. “Estamos muitofelizes de ver estampado no rosto a alegria dessas pessoas e a superação delas. Cada uma disputou dentro de suas limitações, com muita determinação, energia etoda força”, afirma José Turozi, presidente da FENAPAES. Os locais de prova se concentraram entre a Universidade Federal do Sergipe (UFS) ea Universidade Tiradentes (UNIT).

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!