Diante das imagens da agressão imposta pelo vereador Eliel Líder Comunitário (PRTB) a um cinegrafista da RDC o presidente da Câmara de Nova Santa Rita, Rodrigo Aveiro (PT), convocou emergencialmente uma reunião com os demais parlamentares para o início da tarde desta quarta-feira, 4. A agressão aconteceu na tarde de terça, 3, nas proximidades do Comando Militar do Sul, no Centro de Porto Alegre. Eliel foi filmado se aproximando do profissional de imprensa e desferindo um soco contra o repórter, que quase cai ao chão, mas não revida. Ao blog, Eliel disse que houve uma ‘exaltação de ânimos’ e que se arrepende de ter cometido a agressão.
LEIA TAMBÉM
Vereador Eliel agride repórter da RDC: mas o que é isso, Eliel?
Eliel pagando vale de golpista em Brasília: volta pra casa, vereador!
A repercussão do ato e a identificação de Eliel nas imagens pressionam a Câmara à uma rápida resposta à sociedade. O encaminhamento decidido entre os parlamentares, no entanto, foi o de aguardar a apuração dos fatos. O caso foi registado na 17ª Delegacia de Polícia da capital e deve ser investigado pela 1ª DP, responsável pela área onde a agressão ocorreu. Até lá, os vereadores estudarão que medida pode ser tomada para o Caso Eliel e se cabe um pedido de perda do mandato por quebra de decoro parlamentar ou a abertura de uma CPI.
Eliel não participou da reunião desta quarta-feira. A Câmara de Nova Santa Rita retoma as atividades habituais após o recesso em 22 de fevereiro. A seguir, confira o vídeo em que Eliel aprece agredindo o cinegrafista da RDC: