UniRitter adere ao Movimento Rio Grande Contra a Fome | Agência GBC
27.1 C
Canoas
26 de março de 2023

BRUNO LARA

Bruno Lara é jornalista e escreve sobre comunidade diariamente neste espaço.

UniRitter adere ao Movimento Rio Grande Contra a Fome

Diretora da instituição, Rachel Ballardin, foi recebida pelo deputado Valdeci Oliveira, em seu último ato na presidência da Casa, para firmar a parceria.

A partir desta terça-feira, 31, a UniRitter passa a integrar o time de entidades participantes do Movimento Rio Grande contra a Fome. A parceria da Instituição de Ensino Superior ao programa foi firmada às 10h desta terça-feira, em reunião no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa, onde a diretora da instituição, Rachel Ballardin foi recebida pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), em seu último ato como presidente da Casa, posição que passa a Vilmar Zanchin (MDB).

“A adesão ao movimento agrega ao DNA da UniRitter de responsabilidade social. Vamos trabalhar fortemente para contribuir e fazer a diferença. É um projeto de muito sentido para a instituição, que tem como um dos seus propósitos transformar o país por meio da educação. Cuidar da sociedade e estar engajada à causa contra fome são tarefas fundamentais. A nossa participação será levada ao currículo de extensão da universidade e trabalhada junto a todo o corpo docente da instituição”, afirmou Rachel Ballardin, diretora da UniRitter.

Iniciado em 2022, o programa – iniciativa da AL com coordenação conjunta entre Governo do Estado, Tribunal de Justiça do RS, Defensoria Pública do RS, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público do RS – visa reduzir os danos causados pela insegurança alimentar grave que afeta o Estado e o país (atualmente, o Brasil registra 15,5% da população nessa condição). No ano passado, de junho a dezembro, foram arrecadadas 230 toneladas de alimentos, com 50 ações de captação de doações. Agora, a UniRitter se une às entidades participantes, todos com a pretensão comum de diminuir a fome no Rio Grande do Sul, fortalecer a rede de solidariedade existente no Estado e potencializar a destinação de alimentos à Central de Doações da Defesa Civil.

“Estamos muito felizes com o resultado até então do projeto, que une forças de todos os Poderes do Estado, empresas e instituições dos setores público e privado. Além das arrecadações, houve aportes ao Fundo Estadual da Assistência Social para encaminhamento de compras de cestas básicas e vamos protocolar uma Frente Parlamentar para continuar fazendo esse debate e tentando ampliar as ações. Estamos muito agradecidos com a adesão da UniRitter”, salientou o deputado Valdeci Oliveira.

Ao longo do ano, a UniRitter irá planejar ações acadêmicas para contribuir de forma eficaz na arrecadação, além de destinar os três campi (FAPA, Zona Sul e Canoas) para pontos fixos de coletas. A instituição é a primeira do setor de ensino a fazer parte do programa. “A UniRitter vem sendo precursora de diversas causas, puxando frentes que nos orgulham. Quanto mais entidades aderirem a esse movimento, mais eficaz ele será. Todos os setores da sociedade precisam estar engajados nessa pauta”, acrescentou Rachel.

Até o momento, o Movimento Rio Grande contra a Fome soma a união de forças de UniRitter, Associação dos Juízes do RS, Tribunal Regional Federal da 4ª região, Comando Militar do Sul, Tribunal Regional Eleitoral, Associação das Defensoras e Defensores Públicos do RS, Associação dos Diários do Interior, Associação Riograndense de Imprensa, Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão, Tribunal de Justiça Militar, Federasul, Ação da Cidadania, Agência Moove, Associação dos Servidores Efetivos do Poder Legislativo do Estado do Rio Grande do Sul, Sindicato dos Funcionários Efetivos e Estáveis da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Fundação Theatro São Pedro, Câmara Municipal de Vereadores de São Luiz Gonzaga, Câmara de Vereadores de Santa Maria, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS e Opinião Produtora.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE BRUNO LARA

HNSG

CANOAS | Hospital Nossa Senhora das Graças promete regularizar salários e férias atrasadas ainda...

Segundo o hospital, bloqueios judiciais na conta da mantenedora causaram os atrasos.

EXCLUSIVO CANOAS | MDB prepara para lançar Airton Souza como candidato a prefeito

Estratégia do MDB é levar Airton para o Governo do Estado, ficando mais livre para articular a candidatura e abrindo mais espaços.

CANOAS | Shopping terá festa gratuita para a chegada do Coelho da Páscoa e...

A exposição dos produtos ocorrerá de 15 de março a 15 de abril, na Praça de eventos Guilherme Schell.

Programa transforma agricultores em guardiões da água

Entre outras ações, produtores rurais protegem vertentes e leitos dos rios para melhorar a qualidade do abastecimento e ampliar o volume de água
error: Conteúdo protegido!